Home Pães Doces Cinnamon Rolls Súper Fácil

Cinnamon Rolls Súper Fácil

by Carol Labaki
5 from 2 votes
Pular para a Receita

Essa receita de Cinnamon Rolls súper fácil é a minha favorita de toda a vida! A massa é tipo um brioche, amanteigado e fofinho, o recheio é úmido, docinho e super aromático, e a cobertura é a clássica cobertura levemente ácida, com cream cheese. Absolutamente tudo nesse cinnamon roll é perfeito e ele é o tipo de pãozinho que dá aquele quentinho no coração!

CINNAMON ROLLS SÚPER FÁCIL

Essa receita existe no blog desde 2017, e embora tenha sofrido algumas alterações, ela já foi feita e aprovada por várias pessoas, inclusive eu mesma, que já fiz e refiz ela milhões de vezes no decorrer dos anos.

Os cinnamon rolls foram criados na Suécia, por volta dos anos 20 e por lá são conhecidos como “kanelbulle”. A grande diferença entre a versão original e a versão americana é que na Suécia, eles colocam pérolas de açúcar no topo dos rolos, ao invés da cobertura com cream cheese. As duas versões são definitivamente deliciosas, porém pra mim, a cobertura de cream cheese é como a chave de ouro.

Nos EUA, os cinnamon rolls são bem populares como café da manhã, já aqui no Brasil, eu sinto que são mais para um café da tarde ou quem sabe um brunch, até porque, o nosso estilo de café da manhã é mais leve.

MASSA DE PÃO PRECISA TEMPO!

Um ponto importante sobre essa receita é considerar o tempo de preparo e os tempos de fermentação. No total, você precisa separar pelo menos umas 4 horas para preparar essas belezinhas. Você também pode optar por preparar a receita em dois dias, usando a noite como um dos tempos de fermentação. Seja qual for a sua escolha, saiba que a maior parte desse tempo é de fermenta

3 DICAS PARA O SUCESSO

  1. Usar açúcar mascavo no recheio: você até pode usar açúcar refinado ou demerara, porém, o açúcar mascavo além de agregar muitíssimo mais sabor, também vai deixar o recheio mais úmido, tudo isso graças ao melado de cana.
  2. Cinnamon rolls perfeitamente assados: um dos maiores problemas que as pessoas relatam é quando os rolinhos ficam dourados por fora e crus por dentro. Isso acontece geralmente quando a temperatura do forno está muito alta, ou quando colocamos os rolos muito grudados, sem espaço para crescerem. Por isso é importante cozinhar na temperatura certa e usar uma forma com espaço suficiente.
  3. A melhor forma para assar: eu particularmente não gosto de assar em vidro, prefiro sempre formas de alumínio ou como a que usei aqui, de ferro fundido. É bom ter em conta que quando usamos cerâmica ou ferro fundido, o tempo de forno é um pouco maior que quando usamos uma forma fina de alumínio.

NOTA SOBRE FERMENTO BIOLÓGICO

Para substituir o fermento seco por fresco nessa receita, basta multiplicar o peso por 3, ou seja, precisaria de 24gr de fermento biológico fresco.

VÍDEO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

#CinnamonRolls súper fácil 🌧️ pra aproveitar que finalmente o friozinho apareceu por aqui! Eu amo essa receita, ela me dá uma sensação tão gostosa de conforto e casa 🥰 eu espero que você goste! A receita completa está no link do meu perfil! #receita #brioche #pastry #canela #pão

♬ Tadow (ACÚSTICO) – Nahz

RECEITA CINNAMON ROLLS SÚPER FÁCIL

Cinnamon Rolls

Carol Labaki
Esse cinnamon roll é a definição perfeita de conforto! Ideal para comer morno, a massa é fofinha e esponjosa, o recheio é úmido e caramelado, e a cobertura forma uma casquinha quebradiça maravilhosa.
5 from 2 votes
Tempo de Preparo 30 minutes
Tempo de Cocção 30 minutes
Tempo de Fermentação 2 hours
Tempo Total 3 hours
Categoria Pães Doces
Porções 12 Rolinhos

Ingredientes
  

Massa

  • 2 1/4 colh. chá fermento biológico seco (8gr)
  • 250 gr leite integral (morno)
  • 50 gr açúcar refinado
  • 565 gr farinha de trigo
  • 1 colh. chá sal
  • 2 unid. ovos (em temperatura ambiente)
  • 1 colh. chá pasta de baunilha (opcional)
  • 100 gr manteiga (em temperatura ambiente)

Recheio

  • 100 gr manteiga (derretida)
  • 265 gr açúcar mascavo
  • 28 gr canela em pó (4 colh. sopa)

Cobertura

  • 60 gr cream cheese (em temperatura ambiente)
  • 42 gr manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1/2 colh. chá pasta de baunilha
  • 375 gr açúcar impalpavel
  • 60 gr leite integral

Método de Preparo
 

Massa

  • No bowl da batedeira, misturar o fermento com o leite e um pouquinho do açúcar. Deixar repousar por 10 minutos.
  • Adicionar o restante do açúcar, a farinha, o sal, os ovos, a baunilha e bater, com o gancho, até obter uma masa homogênea.
  • Adicionar a manteiga aos poucos e bater a massa por aprox. 10 minutos, até obter uma massa lisa, homogênea, elástica e que desgruda do bowl.
  • Tampar a massa com plástico filme e deixar fermentar até dobrar de tamanho, aproximadamente 1 hora. Caso você queira, pode também deixar a massa fazer essa primeira fermentação na geladeira da noite para o dia.

Recheio e Montagem

  • Misturar todos os ingredientes do recheio até obter uma pasta.
  • Preparar uma assadeira com papel manteiga, ou untar com um pouco de manteiga.
  • Desgaseificar a massa fermentada e abrir um retângulo de aproximadamente 60x40cm, deixando o mais retângular possível.
  • Espalhar o recheio por todo o retângulo de massa e enrolar, formando um cilindro de 60cm de largura.
  • Com uma faca, ou com um fio dental (como mostra o video), cortar 12 pedaços de 5cm e organizar na assadeira, deixando espaço entre cada um para que possam crescer. Cobrir a assadeira com um plástico e deixar fermentar por mais 1 hora, ou até dobrarem de tamanho.
  • Enquanto os rolls crescem, pré aquecer o forno a 180ºC.
  • Assar os rolls por 35-40 minutos, ou até estarem bem dourados. Retirar do forno e esperar uns 10-15 minutos antes de espalhar a cobertura.

Cobertura

  • Na batedeira, com a pá, bater o cream cheese com a manteiga e a baunilha até obter um creme liso e homogêneo. É importante que ambos estejam em temperatura ambiente para facilitar o processo.
  • Adicionar o açúcar e bater. Adicionar o leite aos poucos, enquanto bate em velocidade média, verificando o ponto da cobertura (dependendo do açúcar impalpável você pode usar menos leite do que a receita pede). Quando a cobertura estiver lisa, homogênea e cremosa, espalhar por cima dos Cinnamon Rolls e servir.
Keyword brioche, canela, fácil, pão

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

NOTA SOBRE SAL E TEMPERATURA DE FORNO

É sempre importante ver o tipo de sal que é pedido nas receitas. Eu uso sempre sal de mar em cristais pequenos para a massa e flor de sal maldon para dar um toque especial por fora. Se você quiser usar sal fino para as preparações, ajuste a quantidade, já que o sal fino de mesa é mais salgado que os outros.

Temperaturas são medidas convencionais, porém cada forno é um forno, e muitas vezes a temperatura interna do forno não está 100% ajustada ao que diz no botão. Por isso, eu recomendo que você compre um termômetro de forno, assim você pode “descobrir” onde fica a “temperatura perfeita” no seu forno em particular. Geralmente fornos elétricos são mais precisos que fornos à gás, porém, com a temperatura ajustada e correta, você pode assar qualquer receita em qualquer forno.

FAQ CINNAMON ROLLS SÚPER FÁCIL

POSSO CONGELAR OS ROLINHOS?

Sim, você pode armazenar os rolinhos prontos em um recipiente fechado a temperatura ambiente, porém, também pode congelar eles separados por até 6 meses. Quando tiver vontade de comer, é só colocar no forno a 180ºC até aquecer completamente, ou no microondas.

POSSO FAZER ROLINHOS MENORES?

Sim, você pode fazê-los do tamanho que quiser. Só é preciso ter em conta que, rolinhos menores assam mais rápido, e rolinhos maiores demoram mais.

POSSO FAZER A ÚLTIMA FERMENTAÇÃO NA GELADEIRA DE UM DIA PARA OUTRO?

Sim, uma das vantagens de receitas fermentadas é que nós podemos usar a geladeira para retardar a fermentação e prolongar esse processo. Dessa maneira, se você quiser deixar tudo preparado um dia antes, mas assar no outro dia, é só deixar os rolinhos já na forma, fechados com plástico filme. Retire da geladeira pelo menos 30 minutos antes de assar.

Você também pode gostar

4 comments

Dani 15 de maio de 2024 - 4:19 pm

Esse blog vale ouro…..amo suas receitas Carol…desde sempre!!!!

Reply
Cristian Gómez 15 de maio de 2024 - 4:27 pm

5 stars
El mejor cinnamon roll que comi en mi vida!!

Reply
Luciana Souza 15 de maio de 2024 - 9:31 pm

5 stars
Carol, vc acha desnecessário pincelar ovo no rolo? Muito obrigada!

Reply
Carol Labaki 15 de maio de 2024 - 9:49 pm

Eu não pincelo! Acho que não precisa, até porque sem o ovo a cobertura ajuda a manter a umidade!

Reply

Leave a Comment

Recipe Rating