Home Básicos Como Fazer Lemon Curd

Como Fazer Lemon Curd

by Carol Labaki

Você sabe como fazer Lemon Curd em casa? Esse Lemon Curd é deliciosamente ácido, cremoso e docinho. Perfeito para rechear o que quiser, servir com um bolinho simples ou usar em uma torta! E o melhor de tudo é que você só vai precisar de 4 ingredientes.

CONTEÚDO DO POST

O QUE É O LEMON CURD

Lemon Curd é um creme amanteigado, aveludado e doce, com intenso sabor ácido de limão, como uma versão cremosa de geleia de limão. O Lemon Curd é feito com ingredientes simples e fica pronto em menos de 10 minutos no fogão. Para quem ama limão, esse é o creme perfeito!

A historia do Lemon Curd começou no Reino Unido em meados do século 19, na época, ele era feito de uma maneira diferente, como uma coalhada mesmo (como o nome sugere), e prensado como recheio de tortas.

COMO FAZER LEMON CURD

Você precisa de apenas 4 ingredientes para fazer Lemon Curd: gemas de ovos, açúcar, limão e manteiga. Cada um desses ingredientes tem uma função crucial na textura e sabor final do creme. As gemas são o agente gelificante, que dará toda a estrutura e firmeza ao creme, assim como elas fazer no Crème Pâtissière ou no Crème Anglaise. O limão siciliano dará todo o sabor, por isso nós usamos tanto o suco como o zest. O açúcar além de adoçar, ajudará na estrutura final. Já a manteiga, trará a cremosidade aveludada e o brilho final.

PORQUE MEU LEMON CURD TEM GOSTO METÁLICO OU SABOR FORTE A OVO

O ovo é composto básicamente por: água, proteína, gordura, vitaminas e minerais. Quando analisamos cientificamente a proteína do ovo, encontramos albumina (que é uma família de proteínas) e que possui cisteína (um aminoácido) na sua composição. Cisteína é um dos tipos de aminoácidos que possuem enxofre, logo, é dai que vem o famoso cheiro de enxofre.

A data de “fabricação” do ovo influencia diretamente no sabor final dele. A casca do ovo é porosa, à medida que o ovo envelhece, o dióxido de carbono vaza através dos poros da casca do ovo, tornando a clara do ovo menos ácida, fazendo com que ela fique mais líquida e perca seu papel estrutural. A porosidade também faz com que o ar entre no ovo, aumentando a câmara de gás dentro do ovo (por isso ovo velho boia). Um dos gases formados é o ácido sulfídrico (o cheiro de ovo podre).

ENTÃO COMO TUDO ISSO INFLUENCIA NO GOSTO E CHEIRO?

Quando cozinhamos o ovo, com o calor, o ácido sulfídrico presente na clara reage com o ferro que há na gema, formando o sulfeto ferroso, que é o famoso cheiro de ovo cozido. Quanto mais calor, mais sulfeto é formado, e é ele que deixa aquele verde escuro entre a gema e a clara (por isso as pessoas acham que a culpa é da membrana da gema, e que coar vai ajudar).

Por isso, quanto mais velho o ovo, quando cozinharmos em uma receita, maior vai ser a chance de ficar com sabor metálico e cheiro de ovo. Então, cozinhe apenas o necessário e prefira usar ovos frescos de uma fonte confiável.

COMO A PANELA PODE INFLUENCIAR NO LEMON CURD

A escolha da panela pode influenciar no cozimento do lemon curd e por fim, na textura e sabor final. Isso porque, como já vimos acima, se as gemas da receita forem expostas ao calor direto muito forte, o resultado final vai ser um lemon curd muito cozido, com cheiro a ovo e sabor metálico.

Eu prefiro utilizar panelas de fundo duplo (ou triplo), essas panelas geralmente tem uma distribuição de calor muito melhor e evitam que o calor seja direto no que cozinhamos. Outra opção para quem não possui uma panela de fundo duplo, é cozinhar o lemon curd no banho maria, já que ele não precisa atingir uma temperatura maior que 82-83ºC.

VIDEO DO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

O melhor LEMON CURD 🍋 que você vai provar na vida! Super cremoso, bem azedinho e perfumado! Perfeito para usar como recheio, topping ou até mesmo dentro de receitas (como lemon bars). INGREDIENTES – 6 gemas (aprox. 120g) – 150g açúcar – Zest de 1 limão – 110g de suco de limão – 160g de manteiga MÉTODO 1. Em uma panela, misturar as gemas com o açúcar. 2. Adicionar o zest e o suco de limão. Misturar bem. 3. Levar a mistura a fogo baixo, mexendo sem parar, até começar a cozinhar e engrossar (ou até alcançar os 75-80ºC). Retirar do fogo. 4. Adicionar a manteiga e misturar até incorporar. #pastry #lemoncurd #lemon #limão #lemontok #lemoncult🍋

♬ Ghibli-style nostalgic waltz – MaSssuguMusic

RECEITA DE LEMON CURD

Lemon Curd

Carol Labaki
A melhor receita de lemon curd que você vai provar! Fácil de fazer e o resultado é um creme aveludado, ácido e docinho de limão siciliano, perfeito para rechear, usar em tortas ou até passar no pão!
Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo de Cocção 10 minutes
Tempo Total 15 minutes
Categoria Recheios
Porções 500 gr de creme

Ingredientes
  

  • 6 unid. gema de ovo
  • 150 gr açúcar refinado
  • zest de 1 limão siciliano
  • 110 gr suco de limão siciliano
  • 160 gr manteiga

Método de Preparo
 

  • Em uma panela, misturar as gemas com o açúcar.
  • Adicionar o zest e o suco de limão. Misturar bem.
  • Levar a mistura a fogo baixo, mexendo sem parar, até começar a cozinhar e engrossar (ou até alcançar os 83ºC). Retirar do fogo.
  • Adicionar a manteiga e misturar até incorporar.
  • Passar o creme para um pote de vidro limpo e esterilizado, com tampa hermética. Fechar e deixar esfriar em temperatura ambiente.
Keyword fácil, limão, rápido

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

COMO ARMAZENAR LEMON CURD

Você pode refrigerar o lemon curd por até 10 dias, sempre em um recipiente fechado com tampa. No congelador o lemon curd dura até 3 meses e na hora de usar, é só deixar um dia na geladeira para descongelar.

FAQ LEMON CURD

POSSO USAR SUCO DE LIMÃO TAITI?

Sim, você pode perfeitamente substituir o suco e raspas do limão siciliano por limão Taiti ou até outro cítrico da sua preferencia. Só precisa seguir o peso e tudo certo!

POSSO USAR GEMA PASTEURIZADA?

Pode, porém as gemas se pasteurizam quando levadas a uma temperatura de 70ºC por 1 minuto, então, nesse caso, se você utilizar um ovo fresco, seguir a receita e armazenar da maneira correta, as gemas vão cozinhar evitando qualquer perigo de contaminação.

Dito isso, algumas pessoas preferem ovo pasteurizado pelo fato da facilidade de armazenamento.

PODE USAR MARGARINA NO LUGAR DA MANTEIGA?

Não! Eu poderia abrir vários tópicos aqui contra a margarina, mas vou me manter apenas no principal: A margarina é feita a base de óleos vegetais e por isso ela se mantém cremosa, mesmo geladeira. A manteiga, como é feita de gordura animal, tem o poder de endurecer na geladeira. No lemon curd, a manteiga serve tanto para dar brilho, quanto em auxiliar na estrutura.

Fora isso também tem o fator do cheiro artificial da margarina, que vai ficar aparente no creme.

Você também pode gostar

Leave a Comment

Recipe Rating