Home Pães Doces Hot Cross Buns de Chocolate

Hot Cross Buns de Chocolate

by Carol Labaki

Hot Cross Buns são esses pãezinhos doces com desenho de cruz. Fiz essa versão de chocolate que ficou irresistível! A receita é fácil, rápida e rende 12 pães.

CONTEÚDO DO POST

HOT CROSS BUNS

Os Hot Cross Buns são uma tradição da páscoa britânica, e eles se caracterizam por terem várias especiarias na massa e por levarem esse desenho de cruz no topo. O sabor mais tradicional desse pãozinho é o de frutas cristalizadas com especiarias, que é muito gostoso tabém. Mas quem resiste a uma versão mais chocolatuda?

A massa é bem parecida a um brioche, com ovos, manteiga e leite. Eu adoro trabalhar com esse tipo de massa, elas ficam suaves, molinhas, mas não ficam pegajosas na hora de dividir e bolear.

MIX DE ESPECIARIAS

Como eu falei, um dos diferenciais desse pão é o mix de especiarias que utilizamos. O aroma da massa é fenomenal, e o cheiro deles no forno vai fazer todos os seus vizinhos te pedirem um pedaço hahaha. Mas afinal, que especiarias são essas?

  • Canela: sabor doce e amadeirado super caracteristico, o aroma também é inconfundível.
  • Gengibre: sabor levemente picante e adocicado, com aroma refrescante.
  • Pimenta da Jamaica: sabor que lembra a combinação de canela, noz moscada e cravo da índia, com aroma adocicado.
  • Noz Moscada: sabor amendoado e marcante, com aroma amadeirado com notas frescas, florais e cítricas.

COMO PRÉ PREPARAR HOT CROSS BUNS UM DIA ANTES

Você pode fazer alguns passos da receita até um dia antes de assar. É só fazer a massa na tarde/noite anterior, formar a bola e deixar a primeira fermentação acontecer na geladeira. No dia seguinte você divide, faz as bolas e fermenta pela segunda vez antes de assar. Você pode dividir e bolear a massa fria direto da geladeira.

COMO ARMAZENAR OS HOT CROSS BUNS

O ideal é armazenar os pães assados em um pote fechado em temperatura ambiente. Eles duram super bem entre 3-5 dias. Se você quer comer eles nos dias seguintes, eu recomendo re-aquecer eles no microondas ou até na chapa! Ficam deliciosos.

VIDEO DO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

Hot Cross Buns de Chocolate 🍫 um pãozinho doce, cheio de especiarias, fofinho e super delicioso! Um clássico da cultura britânica, porém na sua versão mais chocolatuda possível 🥰 você já tinha visto esse tipo de pãozinho de cruz? INGREDIENTES – 340g de leite morno – 120g de açúcar (dividido na metade) – 1 pacote (10g) de fermento biológico seco – 520g de farinha de trigo – 30g de cacau em pó – 1 colh. chá de sal – 1 colh. chá de canela – 1 colh. chá de gengibre em pó – 1/4 colh. chá de pimenta da Jamaica em pó – 1/4 colh. chá de noz moscada em pó – 1 colh. chá de pasta de baunilha – 115g de manteiga em temp. ambiente – 275g de chocolate ao leite Mistura da Cruz: – 45g de farinha de trigo – 10g de cacau em pó – 15g de açúcar refinado – 45g de água MÉTODO 1. No bowl da batedeira, juntar o leite morno com metade do açúcar e o fermento. Deixar ativar por 10 minutos. 2. Adicionar a farinha, cacau, sal, especiarias, baunilha e bater com o gancho por 3-5 minutos, em velocidade baixa/média, até formar uma massa homogênea. 3. Adicionar a manteiga aos poucos e bater a massa por mais 10-15 minutos, ou até obter uma massa lisa e homogênea que desgruda facilmente do bowl. 4. Transferir a massa para uma superfície limpa, abrir um retângulo e adicionar o chocolate. Dobrar e amassar com a mão rapidament, até incorporar o chocolate. Transferir a massa para um bowl, fechar com plástico e deixar fermentar de 1h a 1h30min, até dobrar de tamanho. 5. Dividir a massa em 12 porções iguais, bolear cada porção e colocar sobre uma assadeira. Fechar com plástico filme (sem apertar) e deixar fermentar por 45min a 1h. 6. Enquanto isso, misturar todos os ingredientes para fazer a cruz e colocar em um saco de confeiteiro. 7. Pré aquecer o forno a 180ºC. 8. Cortar a ponta do saco de confeiteiro e fazer linhas continuas formando as cruzes sobre os pãezinhos. 9. Assar por 30-35min ou até os pãezinhos ficarem levemente dourados, retirar do forno e com os pães bem quentes, pincelar uma calda simples (já ensinei a fazer aqui) por cima. Deixar esfriar e servir. #hotcrossbuns #paodoce #receita #pastry #chocolate

♬ Halcyon Age – Vansire

NOTA SOBRE SAL E TEMPERATURA DE FORNO

É sempre importante ver o tipo de sal que é pedido nas receitas. Eu uso sempre sal de mar em cristais pequenos para a massa e flor de sal maldon para dar um toque especial por fora. Se você quiser usar sal fino para as preparações, ajuste a quantidade, já que o sal fino de mesa é mais salgado que os outros.

Temperaturas são medidas convencionais, porém cada forno é um forno, e muitas vezes a temperatura interna do forno não está 100% ajustada ao que diz no botão. Por isso, eu recomendo que você compre um termômetro de forno, assim você pode “descobrir” onde fica a “temperatura perfeita” no seu forno em particular. Geralmente fornos elétricos são mais precisos que fornos à gás, porém, com a temperatura ajustada e correta, você pode assar qualquer receita em qualquer forno.

PORQUE ESSA RECEITA ESTÁ EM GRAMAS?

Eu faço todas as minhas receitas em gramas, já que é a maneira mais precisa de fazer confeitaria. Xícaras não são uma medida de precisão! A confeitaria é uma ciência e requer precisão. Medir uma receita em xícaras não te dará essa precisão e pode trazer resultados inconsistentes.

Existem muitas maneiras de encher uma xícara com farinha e é impossível garantir que a sua maneira será igual a minha. Sem mencionar que uma xícara no Brasil e uma xícara no resto do mundo tem capacidades diferentes. Dito isso, eu recomendo que você tenha a mãos uma balança de precisão, para poder reproduzir com exatidão todas as receitas.

RECEITA DE HOT CROSS BUNS

Hot Cross Buns de Chocolate

Carol Labaki
Um pãozinho doce, cheio de especiarias, de massa fofinha e muito delicioso!
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cocção 35 minutes
Tempo de Fermentação 2 hours 30 minutes
Tempo Total 3 hours 25 minutes
Categoria Pães Doces
Porções 12 pãezinhos

Ingredientes
  

Massa

  • 340 gr leite morno
  • 120 gr açúcar refinado
  • 10 gr fermento biológico seco 1 pacote
  • 520 gr farinha de trigo
  • 30 gr cacau em pó 100%
  • 1 colh. chá sal
  • 1 colh. chá canela em pó
  • 1 colh. chá gengibre em pó
  • 1/4 colh. chá pimenta da jamaica em pó
  • 1/4 colh. chá noz moscada em pó
  • 1 colh. chá pasta de baunilha
  • 115 gr manteiga em temperatura ambiente
  • 227 gr chocolate ao leite picado ou em gotas

Mistura da Cruz

  • 45 gr farinha de trigo
  • 10 gr cacau em pó 100%
  • 15 gr açúcar refinado
  • 45 gr água

Método de Preparo
 

  • No bowl da batedeira, juntar o leite morno com metade do açúcar e o fermento. Deixar ativar por 10 minutos.
  • Adicionar a farinha, cacau, sal, especiarias, baunilha e bater com o gancho por 3-5 minutos, em velocidade baixa/média, até formar uma massa homogênea.
  • Adicionar a manteiga aos poucos e bater a massa por mais 10-15 minutos, ou até obter uma massa lisa e homogênea que desgruda facilmente do bowl.
  • Transferir a massa para uma superfície limpa, abrir um retângulo e adicionar o chocolate. Dobrar e amassar com a mão rapidament, até incorporar o chocolate. Transferir a massa para um bowl, fechar com plástico e deixar fermentar de 1h a 1h30min, até dobrar de tamanho.
  • Dividir a massa em 12 porções iguais, bolear cada porção e colocar sobre uma assadeira. Fechar com plástico filme (sem apertar) e deixar fermentar por 45min a 1h.
  • Enquanto isso, misturar todos os ingredientes para fazer a cruz e colocar em um saco de confeiteiro.
  • Pré aquecer o forno a 180ºC.
  • Cortar a ponta do saco de confeiteiro e fazer linhas continuas formando as cruzes sobre os pãezinhos.
  • Assar por 30-35min ou até os pãezinhos ficarem levemente dourados, retirar do forno e com os pães bem quentes, pincelar uma calda simples por cima. Deixar esfriar e servir.
Keyword brioche, chocolate, pão, páscoa

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

FAQ

POSSO FAZER A RECEITA À MÃO?

Sim, você não precisa de batedeira para fazer essa receita, ela ajuda e facilita muito o trabalho, porém, à mão dá super certo também. Vá adicionando a manteiga aos poucos para não ficar uma bagunça!

POSSO FAZER PÃES MENORES?

Com certeza! Você pode dividir a massa em quantos pães quiser e fazer eles menores ou maiores. Tenha em conta que alterar o tamanho também vai alterar o tempo de cocção no forno para mais ou menos.

POSSO TROCAR O CHOCOLATE AO LEITE POR CHOCOLATE AMARGO?

Sim! O tipo de chocolate que vai na massa não interfere em nada na estrutura. Você pode usar o chocolate que quiser e/ou fazer um mix de vários chocolates!

Você também pode gostar

Leave a Comment

Recipe Rating