Feito com pistache de verdade e morangos suculentos, esse Bolo de Pistache e Morango é rústico e chique, super saboroso e recheado com chantilly de baunilha leve e fresco! Perfeito para deixar todos de bocas abertas nas festas de fim de ano!
BOLO DE PISTACHE E MORANGO
Fazia um bom tempo que eu estava com vontade de fazer um bolo de pistache, primeiro porque eu (diferente de vários chefs aqui) amo o sabor do pistache, e segundo porque eu queria muito fazer essa combinação de pistache com morango.
Esse é o tipo de bolo “simples” que fica chique e vai surpreender qualquer pessoa que provar. E vamos aproveitar que o Ano Novo está ai para investir ai um dinheirinho pra comprar a pasta e os pistaches pro bolo (hahahaha queria estar brincando).
PREPARAR A FORMA PARA O BOLO
Para essa receita eu utilizei uma forma redonda de 20cm. Você pode optar por usar uma forma um pouco maior, e a única diferença vai ser a altura.
Eu gosto de forrar o fundo e as laterais da forma com uma folha teflonada, ou um papel manteiga, que facilita muito na hora de desenformar. Você também pode untar a forma com manteiga e farinha, ou usar um spray.
Eu sei que as gurus dos bolos falam pra não untar a forma, mas sinceramente, me da preguiça só de pensar depois em ficar raspando a forma pra soltar o bolo que vai ficar cheio de migalhas nas laterais.
COMO CONSEGUIR DEIXAR O BOLO COM SABOR REAL DE PISTACHE
Não tem muito segredo né… usando pistache! Nesse caso, para a massa do bolo, nós vamos moer o pistache cru com o açúcar e adicionar um pouco de pasta de pistache de boa qualidade (pasta e não creme hein).
É bom ficar sempre atento aos ingredientes que levam as pastas de pistache, e desconfiar sempre que uma pasta for muito baratinha! Pistache é um ingrediente caro, e uma boa pasta, deveria conter apenas pistache e corante, nada mais!
3 DICAS DE SUCESSO
- Nivele seu bolo. Nivelar o bolo vai garantir que ele não desmorone depois de montado! Você pode usar o topo dele para comer com um cafe, ou para fazer uma farofinha e misturar com o pistache que vai decorar.
- Simplifique. Essa massa de bolo já é uma massa super úmida e o chantilly é super rico em sabor, não precisa se preocupar em molhar o bolo com alguma calda para montar, nem em fazer algum recheio extra. Não se complique mais do que o necessário!
- A geladeira é sua melhor aliada. Quando fazemos bolo com chantilly, a melhor maneira de prevenir um desastre de desmoronamento é manter o chantilly gelado e estável. Use a geladeira a seu favor e leve o bolo à geladeira sempre que julgar necessário.
CHANTILLY DE CHOCOLATE BRANCO
Para o recheio e montagem do bolo, eu optei por fazer um chantilly de chocolate branco (ganache montado), que além de ser muito mais estável e resistente, traz outro nível de sabor ao bolo! Obvio que você pode optar por usar um chantilly simple, e vai ficar igualmente delicioso.
Para o ganache montado você vai precisar de: chocolate branco, baunilha (opcional) e creme de leite fresco (em duas adições). NADA MAIS! O único ponto negativo para esse chantilly é que ele precisa descansar/cristalizar por pelo menos 12h na geladeira.
VIDEO PASSO-A-PASSO DO CHANTILLY
VIDEO PASSO-A-PASSO DO BOLO
RECEITA DE BOLO DE PISTACHE COM MORANGO
Bolo de Pistache e Morango
Ingredientes
Chantilly de Baunilha
- 200 gr chocolate branco
- 100 gr creme de leite fresco (35% de gordura – para aquecer)
- 190 gr creme de leite fresco (35% de gordura)
- 1 colh. chá pasta de baunilha
Morangos Macerados
- 500 gr morangos frescos cortados em quartos
- 50 gr açúcar refinado
Bolo de Pistache
- 170 gr farinha de trigo
- ½ colh. chá fermento em pó
- ½ colh. chá bicarbonato de sódio
- ½ colh. chá sal
- 100 gr pistache
- 225 gr açúcar refinado
- 115 gr manteiga (derretida)
- 3 unid ovos
- 70 gr pasta de pistache
- 180 gr iogurte natural
Método de Preparo
Para o Chantilly
- Em um bowl, derreter o chocolate branco. Simultaneamente, aquecer os 100gr de creme de leite com a baunilha em uma panela (ou no microondas). Juntar e misturar vigorosamente até obter uma mistura homogênea e brilhante.
- Adicionar a segunda parte de creme de leite e misturar até incorporar. Fechar com plástico filme e levar à geladeira por pelo menos 12h.
- Após as 12h, bater a mistura na batedeira, com o globo, até obter picos duros. Cuidado para não bater demais.
Para o Morango Macerado
- Em um bowl, misturar o morango picado com o açúcar e deixar repousar por 1h na geladeira.
Para o Bolo
- Pré aquecer o forno a 180ºC e preparar uma forma redonda de 20cm com papel manteiga ou papel teflonado.
- Em um bowl, misturar todos os ingredientes secos. Reservar.
- No processador, moer o pistache com o açúcar, até obter uma mistura fina, tudo bem se ficarem alguns pedacinhos de pistache maiores.
- Na batedeira com a pá, ou à mão com um fouet, bater a manteiga derretida com o açúcar de pistache até obter uma mistura homogênea.
- Adicionar os ovos, a pasta de pistache e misturar por 2 minutos.
- Adicionar os secos, misturar um pouco e adicionar o iogurte. Misturar muito bem até obter uma massa homogênea.
- Passar a massa para a forma preparada e espalhar de maneira uniforme.
- Assar o bolo por 30-35 minutos, ou até um palito sair seco do centro. Retirar do forno e deixar esfriar sobre uma grade.
- Desenformar, nivelar o topo do bolo e cortar em duas camadas.
Montagem
- Colocar a primeira camada de bolo sobre o prato ou base. Adicionar metade do chantilly e espalhar, deixando as laterais mais altas. Colocar metade do morango macerado (sem liquido) no centro, espalhando até 1cm da borda e cobrir com a segunda camada de bolo.
- Espalhar o restante do chantilly sobre o bolo cobrindo as laterais e a parte de cima. Alisar usando a ajuda de uma espátula grande, ou de uma régua.
- Decorar com mais morango macerado e pistache picado. Refrigerar até o momento de servir.
FEZ A RECEITA E AMOU?
Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!