Home Bolos Loaf Cake de Limão Siciliano

Loaf Cake de Limão Siciliano

by Carol Labaki
5 from 2 votes
Pular para a Receita

Denso, amanteigado e acidinho, esse Loaf Cake de Limão Siciliano é super fofinho, com um toque maravilhoso de raspas de limão e baunilha. Uma camada fina de glacê de limão, que seca e fica quebradiça é a única decoração que esse bolinho precisa!

CONTEÚDO DO POST

LOAF CAKE DE LIMÃO SICILIANO

Talvez você já tenha provado o bolo de limão do Starbucks (que infelizmente já não podemos mais comer aqui no Brasil), e se você já provou, essa receita é o “copycat” perfeito para matar a saudades! Se você nunca provou, essa é a oportunidade para fazer um ainda melhor, e quando fizer me conta o que achou!

Eu sou realmente fã de bolinhos pra comer com um café, desses que você pode ter sempre! As crianças adoram (e não é aquela dose de açúcar exagerada), a gente mata aquela vontade de um docinho, e as visitas ficam impressionadas.

DIFERENÇA ENTRE LOAF CAKE E POUND CAKE

O “Pound Cake” ou Bolo de Libra se traduzirmos ao português, é o nosso famoso Bolo Inglês, que na sua versão original, leva 1 pound (453gr) de cada um dos seguintes ingrediente: farinha, manteiga, açúcar e ovos. Sendo assim um bolo com proporção 1:1:1:1 que é assado em uma forma de pão retangular.

Já o “Loaf Cake” ou “Bolo de Pão”se traduzirmos ao português, é como o nome diz, um bolo assado em uma forma de pão. No caso do Loaf Cake, não é necessário seguir nenhuma proporção de ingredientes especifica.

SOBRE USAR FORMA DE PÃO

Aqui no Brasil o mais comum é comprar/ter a forma de bolo inglês, que tem as paredes laterais em um ângulo mais aberto, deixando o bolo com uma base menor e um topo maior. Eu particularmente não gosto desse formato, por isso prefiro usar formas de pão, que são retangulares, retas e mais altas. Esteticamente falando, eu acho que o bolo fica muito mais bonito, mais alto, e a abertura central fica muito melhor.

Vou deixar aqui uma lista da Amazon com as minhas indicações de formas. É só clicar em qualquer uma das imagens.

COMO TIRAR ZEST DE LIMÃO

Tirar zest (raspas) do limão é uma tarefa fácil, mas para não terminar com umas raspas grossas e amargas, é preciso utilizar a ferramenta certa! O famoso “Microplane”, que tem laminas afiadas e um ângulo perfeito que raspa apenas a parte amarela ou verde do limão, sem chegar na parte branca.

Eu já provei um zester da shopee que foi bem baratinho, e apesar de ter funcionado bem, para mim, o microplane é imbatível. Vou deixar um link aqui embaixo, é só clicar na imagem.

VIDEO DO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

Alguem falou #lemontok ? Entao ja salva esse Bolinho de Limão 🍋 igual do #starbucks Pode usar limao verde no lugar do amarelo que fica delicioso! INGREDIENTES – 112g de manteiga – 250g de açúcar – raspas de 2 limões – 3 ovos – 1/2 colh. chá de pasta de baunilha (opcional) – 210g de farinha de trigo – 1/2 colh. chá de flor de sal – 1/4 colh. chá de bicarbonato – 120g de leite integral – suco de 2 limões (pesar) METODO 1. Pré aquecer o forno a 180ºC e untar uma fôrma retangular de bolo inglês. 2. Esfregar as raspas de limão com o açúcar para soltar o óleo essencial e aroma. 3. Adicionar a manteiga e bater ate obter um creme. 4. Adicionar os ovos e bater ate obter um creme esbranquiçado e aerado. 5. Adicionar os secos intercalados com o leite e o suco de limão, misturar até obter uma massa homogênea. 6. Despejar a massa na fôrma e assar por aprox. 45min. Ou até um palito sair limpo dk centro do bolo. 7. Retirar do forno, deixar esfriar 10min. e desenformar. 8. Banhar com uma mistura de acucar de confeiteiro, suco de limão e baunilha. #lemon #bololimao #limão #bolo #receita #foodlover #raspasdelimão #pastry #lemoncake #lemoncakestarbucks

♬ It’s Been A Long, Long Time – Louis Armstrong

NOTA SOBRE SAL E TEMPERATURA DE FORNO

É sempre importante ver o tipo de sal que é pedido nas receitas. Eu uso sempre sal de mar em cristais pequenos para a massa e flor de sal maldon para dar um toque especial por fora. Se você quiser usar sal fino para as preparações, ajuste a quantidade, já que o sal fino de mesa é mais salgado que os outros.

Temperaturas são medidas convencionais, porém cada forno é um forno, e muitas vezes a temperatura interna do forno não está 100% ajustada ao que diz no botão. Por isso, eu recomendo que você compre um termômetro de forno, assim você pode “descobrir” onde fica a “temperatura perfeita” no seu forno em particular. Geralmente fornos elétricos são mais precisos que fornos à gás, porém, com a temperatura ajustada e correta, você pode assar qualquer receita em qualquer forno.

PORQUE ESSA RECEITA ESTÁ EM GRAMAS?

Eu faço todas as minhas receitas em gramas, já que é a maneira mais precisa de fazer confeitaria. Xícaras não são uma medida de precisão! A confeitaria é uma ciência e requer precisão. Medir uma receita em xícaras não te dará essa precisão e pode trazer resultados inconsistentes. 

Existem muitas maneiras de encher uma xícara com farinha e é impossível garantir que a sua maneira será igual a minha. Sem mencionar que uma xícara no Brasil e uma xícara no resto do mundo tem capacidades diferentes. Dito isso, eu recomendo que você tenha a mãos uma balança de precisão, para poder reproduzir com exatidão todas as receitas.

RECEITA DE LOAF CAKE DE LIMÃO SICILIANO

Loaf Cake de Limão Siciliano

Carol Labaki
Denso, amanteigado e acidinho, esse Loaf Cake de Limão Siciliano é super fofinho, com um toque maravilhoso de raspas de limão siciliano e baunilha.
5 from 2 votes
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cocção 45 minutes
Tempo Total 1 hour 5 minutes
Categoria Bolos
Porções 10 fatias

Ingredientes
  

Massa do Bolo

  • 112 gr manteiga
  • 250 gr açúcar refinado
  • raspas de 2 limões siciliano
  • 3 unid. ovos
  • 1/2 colh. chá pasta de baunilha
  • 210 gr farinha de trigo
  • 1/2 colh. chá sal
  • 1/4 colh. chá bicarbonato de sódio
  • 120 gr leite integral
  • 40 gr suco de limão siciliano (aprox. 2 limões)

Glacê de Limão

  • 130 gr açúcar impalpavel
  • 30 gr suco de limão siciliano
  • 1/4 colh. chá pasta de baunilha (opcional)
  • raspas de limão para decorar

Método de Preparo
 

Massa do Bolo

  • Pré aquecer o forno a 180ºC e untar uma fôrma retangular de bolo inglês.
  • Misturar o leite com o suco de limão e deixar talhar.
  • Esfregar as raspas de limão com o açúcar para soltar o óleo essencial e aroma.
  • Adicionar a manteiga e bater até obter um creme.
  • Adicionar os ovos e bater ate obter um creme esbranquiçado e aerado.
  • Adicionar os secos intercalados com o leite talhado e misturar rapidamente, só até obter uma massa homogênea.
  • Despejar a massa na fôrma e assar por aprox. 45min. Ou até um palito sair limpo do centro do bolo.
  • Retirar do forno, deixar esfriar 10min. e desenformar.

Glacê de Limão

  • Em um bowl, misturar todos os ingredientes até obter uma mistura lisa e homogênea.
  • Banhar o bolo com o glacê e deixar escorrer.
  • Decorar com raspas de limão.
Keyword baunilha, fácil, limão, loaf cake

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

FAQ LOAF CAKE DE LIMÃO

POR QUE MEU BOLO FICOU SOLADO?

Esse bolo de limão é perfeito, porém, se na hora que adicionarmos os ingredientes secos, batermos muito a massa, ele vai solar na cocção. Por isso, é importante misturar a massa só até ficar homogênea.

Outro fator para ter em consideração na hora de preparar a massa é a validade do bicarbonato de sódio. Um bicarbonato vencido pode afetar o resultado final do bolo.

POSSO USAR OUTRA FRUTA CÍTRICA NO LUGAR DO LIMÃO?

Sim, você pode usar tangerina, laranja, limão cravo… o cítrico que quiser. Quanto mais ácida a fruta, melhor vai ser a reação com o bicarbonato. Se a fruta que você quiser usar for muito docinho, troque o bicarbonato por fermento.

4 comments

Cristian Gómez 29 de abril de 2024 - 7:50 pm

5 stars
Mejor receta de queque de limon del 🌍

Reply
Carol Labaki 30 de abril de 2024 - 4:18 pm

Graciaaaaaas ❤️

Reply
Andréia 29 de abril de 2024 - 9:24 pm

5 stars
Parabéns Carol por toda dedicação e carinho em todas as receitas e dicas que você transmite .
Sua didática é muito clara e qualquer leigo consegue reproduzir em casa .
Continue a brilhar ainda mais. Sucesso sempre ❤️

Reply
Carol Labaki 30 de abril de 2024 - 4:17 pm

❤️ Ai, obrigada Andréia! Eu sempre fico muito feliz quando as pessoas fazem as receitas!

Reply

Leave a Comment

Recipe Rating