Home Brunch Pain Perdu – Tostadas Francesas

Pain Perdu – Tostadas Francesas

by Carol Labaki

As famosas Tostadas Francesas (ou pain perdu) são uma opção fácil, rápida e deliciosa para um café da manhã especial, ou para um Brunch! Servidas com maple syrup ou simplesmente com mel, elas são úmidas e deliciosas.

CONTEÚDO DO POST

TOSTADAS FRANCESAS

É incrível pensar em como as tostadas francesas passaram de ser um prato pobre (lá no século XVII), a serem servidas em hotéis renomadíssimos do mundo todo! E não é a toa que elas tem essa fama, se você já provou, você sabe do que eu estou falando.

O diferencial da tostada francesa para mim, é o fato de ser feita com brioche, que é um pão super rico em sabor, gorduroso (por conta dos ovos e manteiga) e muito macio, o que faz com que elas absorvam bastante líquido e fiquem ultra mega molhadinhas! Quase como um pudim de pão.

Aqui no Brasil nós temos a nossa versão, que é a rabanada, muito parecida, porém com algumas pequenas diferenças.

DICAS PARA NUNCA ERRAR AS TOSTADAS FRANCESAS

Vem que eu vou te dar 5 dicas valiosas para NUNCA errar na hora de preparar Tostadas Francesas!

1. A escolha dos líquidos faz toda a diferença.

Um “creme cremoso” é a chave para uma tostada francesa de sucesso, evite usar água ou leite desnatado e use uma mistura de metade leite integral e metade creme de leite fresco

2. Acertando na proporção de líquidos x ovos.

É normal ver receitas em que, quando cozinhamos os pães molhados, todo o liquido escorre e fica na panela, ao invés de ficar dentro das tostadas. Uma dica ótima para evitar esse erro comum, é seguir a seguinte proporção entre ovos e líquidos:

Quantidade de ovosQuantidade de Liquido
1 unid120gr

Dessa forma, quando tostamos os pães, toda a umidade ficara dentro das tostadas (devidamente cozida), deixando a textura semelhante a um pudim mesmo.

3. Misturando tudo muito bem.

Ter pedacinhos de clara de ovo cozidas no meio das tostadas francesas não é o ideal, por isso é super importante garantir que a mistura fique bem homogênea. Se precisar, pode passar rapidamente pelo liquidificador ou pelo mixer, para garantir que fique perfeita.

4. Molhando o pão sem dó.

Como o brioche é um pão esponjoso, é importante deixar ele absorver bem a mistura, para poder chegar até o centro do pão e deixar cada pedacinho cremoso. O ideal é despejar a mistura em uma assadeira, colocar os pães e deixar eles absorverem todo o liquido, assim a mistura vai ser absorvida por igual.

5. Cozinhando na temperatura ideal.

Deixar a frigideira a uma temperatura muito alta vai cozinhar a tostada muito rápido e fazer com que fiquem queimadas por fora e cruas por dentro. O ideal é cozinhar a uma temperatura média, para que a mistura tenha tempo e temperatura para cozinhar no interior da tostada, deixando por fora uma camada tostada dourada perfeita.

VIDEO DO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

Tostadas Francesas 🍓🫐 (Pain Perdu) o café da manhã perfeito para o final de semana! Você pode fazer com o pão que quiser! Eu particularmente gosto de usar um mix entre leite e creme de leite, porque como o creme de leite é mais espesso, sinto que no final o pão fica mais cremoso! Mas você pode substituir por leite sem problemas. INGREDIENTES – 4 ovos – 240g de leite – 240g de creme de leite fresco (ou leite) – 1/2 colh. chá de pasta de baunilha – 50g de açúcar – 1/2 colh. chá de flor de sal – 3/4 colh. chá de canela em pó – pitada de nós moscada ralada na hora – fatias de brioche seco MÉTODO 1. Misturar os temperos com o açúcar para evitar grumos. Adicionar os ovos e por último o leite e o creme. Misturar muito bem. 2. Molhar bem os pães, pelos dois lados até absorver a mistura. 3. Em uma frigideira quente, com um pouco de manteiga, tostar pelos dois lados até ficar dourado. 4. Servir com frutas frescas e maple syrup. DICA: é importante manter a proporção de 1 ovo para cada 120g de líquido (creme e/ou leite), essa proporção vai garantir que ao dorar, o creme coalhe o suficiente para se manter dentro do pão! #pastry #frenchtoast #tostadafrancesa #receita #brunchtok #brunch #rabanada #pãodoce #cafedamanha

♬ La Vie en Rose – Minnz Piano

NOTA SOBRE SAL E TEMPERATURA DE FORNO

É sempre importante ver o tipo de sal que é pedido nas receitas. Eu uso sempre sal de mar em cristais pequenos para a massa e flor de sal maldon para dar um toque especial por fora. Se você quiser usar sal fino para as preparações, ajuste a quantidade, já que o sal fino de mesa é mais salgado que os outros.

Temperaturas são medidas convencionais, porém cada forno é um forno, e muitas vezes a temperatura interna do forno não está 100% ajustada ao que diz no botão. Por isso, eu recomendo que você compre um termômetro de forno, assim você pode “descobrir” onde fica a “temperatura perfeita” no seu forno em particular. Geralmente fornos elétricos são mais precisos que fornos à gás, porém, com a temperatura ajustada e correta, você pode assar qualquer receita em qualquer forno.

PORQUE ESSA RECEITA ESTÁ EM GRAMAS?

Eu faço todas as minhas receitas em gramas, já que é a maneira mais precisa de fazer confeitaria. Xícaras não são uma medida de precisão! A confeitaria é uma ciência e requer precisão. Medir uma receita em xícaras não te dará essa precisão e pode trazer resultados inconsistentes. 

Existem muitas maneiras de encher uma xícara com farinha e é impossível garantir que a sua maneira será igual a minha. Sem mencionar que uma xícara no Brasil e uma xícara no resto do mundo tem capacidades diferentes. Dito isso, eu recomendo que você tenha a mãos uma balança de precisão, para poder reproduzir com exatidão todas as receitas.

RECEITA DE TOSTADAS FRANCESAS

Pain Perdu – Tostadas Francesas

Carol Labaki
As famosas Tostadas francesas são uma opção deliciosa de café da manhã para dias especiais!
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cocção 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Categoria Brunch, Café da Manhã
Porções 6 tostadas

Ingredientes
  

  • 4 unid ovos
  • 240 gr leite
  • 240 gr creme de leite fresco
  • 1/2 colh. chá pasta de baunilha
  • 50 gr açúcar refinado
  • 1/2 colh. chá sal
  • 3/4 colh. chá canela em pó
  • 1 pitada noz moscada ralada
  • 6 fatias brioche seco ou qualquer outro pão

Método de Preparo
 

  • Misturar os temperos com o açúcar para evitar grumos. Adicionar os ovos e por último o leite e o creme. Misturar muito bem.
  • Molhar bem os pães, pelos dois lados até absorver um pouco da mistura.
  • Em uma frigideira quente, com um pouco de manteiga, tostar pelos dois lados até ficar dourado.
  • Servir com frutas frescas e maple syrup.
Keyword brioche, brunch, fácil, maple syrup, rápido

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

FAQ

POSSO USAR NATA NO LUGAR DO CREME DE LEITE FRESCO?

Sim! O único creme de leite que eu não recomendo é o de caixinha, por conter goma xantana, que é um espessante.

NÃO TENHO BRIOCHE, POSSO USAR OUTRO PÃO?

Você pode usar qualquer pão para essa receita, eu recomendo o brioche porque é o clássico e fica realmente delicioso. Mas faça com o que tiver disponível!

POSSO FAZER COM LEITE VEGETAL?

Embora eu nunca tenha testado essa receita com leite/creme vegetal, quimicamente falando eu imagino que sim! O importante para a cremosidade é manter um nível de gordura semelhante ao do leite/creme.

Você também pode gostar

Leave a Comment

Recipe Rating