Home Bebidas Chocolate Quente Parisiense

Chocolate Quente Parisiense

by Carol Labaki

Cremoso, aveludado e saboroso, esse Chocolate Quente Parisiense é perfeito para esses dias frios de inverno! Fácil de fazer, não leva amido de milho para engrossar, apenas chocolate, creme, leite e a sua especiaria favorita! O melhor chocolate quente que você vai provar na vida!

CHOCOLATE QUENTE PARISIENSE

Em Paris, o chocolate quente, ou “chocolat chad” não é apenas uma bebida, é um ritual! Encorpado, cremoso e aveludado, ele não tem nada a ver com o chocolate quente liquido que nós estamos acostumados por aqui, sua consistência lembra até uma ganache mais liquida, e o sabor é praticamente como comer o melhor chocolate do mundo!

No inverno, praticamente todos cafés de Paris aderem ao ritual do Chocolate Quente, e de todos os lugares, um dos meus favoritos é a Angelina Paris. Um ícone parisiense, com mais de 120 anos, esse “Salon de Thé” é conhecido por sua confeitaria, por seu serviço de excelência e claro… por seu “Chocolat Chaud”!

OS INGREDIENTES FAZEM A DIFERENÇA

  1. Chocolate: o chocolate é a base, escolher um bom chocolate é o que vai definir o sabor final do chocolate quente! Eu gosto de fazer uma mistura entre amargo (70%) e ao leite (33%), porque sinto que dessa maneira, o chocolate quente não fica enjoativo!
  2. Creme de Leite Fresco: o creme de leite fresco (com 35% de gordura) é fundamental por seu teor de gordura, que é o que deixará o chocolate quente com a textura aveludada. Algumas cafeterias de paris utilizam manteiga, porém eu sinto que o creme de leite tem um sabor mais neutro e agradável!
  3. Leite: quando o assunto é textura, é preciso entender que a gordura é fundamental, por isso eu utilizo leite integral, mas você pode provar os leites mais magros.
  4. Especiarias: você pode adicionar a especiaria que quiser, eu acho que canela é fundamental, e como esse chocolate não vai cozinhar por muito tempo (para conseguir infusionar a canela em pau), eu prefiro usar em pó.

PORQUE NÃO USAMOS AMIDO DE MILHO?

O amido de milho (maizena) é um ingrediente que vemos em muitas receitas de chocolate quente. Isso porque ele ajuda a engrossar a mistura, sem adicionar sabor ou cor.

Quando fazemos chocolate quente em uma quantidade muito alta, para vender em uma loja por exemplo, vale a pena utilizar um pouquinho de amido para ajudar a manter a textura e cremosidade do chocolate. Porém, quando fazemos em casa, eu particularmente não sinto a necessidade de engrossar o chocolate.

Minha receita tem uma textura que para mim é perfeita, e eu não gosto quando o chocolate quente fica tão grosso que você tem que comer de colher ao invés de tomar.

VÍDEO PASSO-A-PASSO

@carolabaki

O melhor #ChocolateQuente Parisiense 🇫🇷🍫 para celebrar o dia Mundial do Chocolate… ou seria “le meilleur chocolat chaud du monde” 😍 inspirado em uma das confeitarias mais icônicas de Paris, a @angelina_paris, essa receita não precisa de amido de milho pra ter uma textura perfeita! A receita completa está no link do meu perfil! #pastry #chocolatequente #chocolate #paris #receita

♬ Chopin Nocturne No. 2 Piano Mono – moshimo sound design

RECEITA DE CHOCOLATE QUENTE PARISIENSE

Chocolate Quente Parisiense

Carol Labaki
O melhor chocolate quente que você vai provar! Cremoso, aveludado, encorpado e cheio de sabor! Sirva com chantilly e chocolate ralado para ter a experiência 100% parisiense.
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cocção 5 minutes
Tempo Total 15 minutes
Categoria Bebidas
Porções 4 xícaras

Ingredientes
  

  • 200 gr creme de leite fresco (35% de gordura)
  • 400 gr leite integral
  • 30 gr açúcar refinado (2 colh. sopa)
  • ½ colh. chá canela em pó
  • 130 gr chocolate amargo (eu usei 70%)
  • 100 gr chocolate ao leite (eu usei 33,6%)

Método de Preparo
 

  • Em uma panela, a fogo médio, misturar o leite com o creme, o açúcar e a canela. Quando começar a ferver, apagar o fogo e adicionar o chocolate.
  • Misturar vigorosamente até obter um liquido liso e homogêneo. Se quiser, pode passar o mixer para deixar mais homogeneizado.
  • Servir quente com um pouco de chantilly e raspas de chocolate.
Keyword chocolate, chocolate amargo, chocolate ao leite, paris

FEZ A RECEITA E AMOU?

Se você fez essa receita eu AMARIA que você deixasse um review nos comentários me contando o que você achou! E se for postar no Instagram me marca para eu poder ver!

FAQ CHOCOLATE QUENTE PARISIENSE

POSSO USAR OUTRO CHOCOLATE?

Claro! Você pode usar o chocolate que quiser, eu recomendo usar pelo menos um pouco de chocolate amargo, para balancear com o açúcar e o chocolate ao leite!

POSSO FAZER COM CREME E LEITE VEGETAL?

Eu nunca provei fazer com creme e leite vegetal, então não posso dizer com certeza que vai ficar bom. Se você fizer, me conta nos comentários!

QUANTO TEMPO DURA O CHOCOLATE QUENTE?

Na geladeira, ele dura 3 dias, fechado com plástico filme ou em um recipiente hermético. Para reaquecer, basta levar a fogo baixo, mexendo até chegar na temperatura desejada.

QUER MAIS RECEITAS MINHAS?

Inscreva-se para receber no seu e-mail sempre que um post novo for ao ar!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

2 Comentários

Alessandra Labaki 7 de julho de 2024 - 5:34 pm

Carol, por gentileza, poste a receita do marshmellow que vc postou no outro blog na receita Chocolate quente com Marshmellow. Desde que o blog saiu do ar, perdi todas as receitas que costuma fazer de lá . Muito obrigada.

Reply
Carol Labaki 9 de julho de 2024 - 11:40 am

Oie!! Ahhhhh vou postar sim!!

Reply

Deixe um Comentário

Avaliações da Receita