Rolls de Blueberry com Limão

by Carol

Se prepare para a melhor receita de rolls de bluebery, na minha opinião!

A gravidez tem me trazido um desejo incontrolável por coisas doces, todos os dias eu sinto aquela vontade de comer um docinho à tarde, e nesses tempos loucos de pandemia fica ainda mais difícil de controlar. Por esse motivo, esperem ver docinhos deliciosos por aqui, vou compartilhar tudo com vocês pra não passar vontade sozinha.

Essa semana eu fui na feira aqui perto de casa, fazer a compra de vegetais e frutas para a semana, e inverno significa temporada de cítricos aqui no Chile, ou seja, limões sicilianos lindíssimos e por um preço maravilhoso (R$3,50/kg). Obviamente eu no meu desespero gestacional, comprei logo 2kg pensando em todas as coisas deliciosas que eu poderia preparar, entre elas, esses rolls ultra fofinhos de blueberry com toque de limão.

Faz algum tempo que eu queria fazer a minha receita de Rolls de Canela, mas infelizmente, canela é um ingrediente que eu tenho que consumir com cuidado e em quantidades controladas, por isso a minha solução foi fazer uma receita diferente e aproveitar para provar uma receita de massa diferente, super ultra mega fofinha (que ficou show).

Essa receita é perfeita para deixar feita à noite e assar antes do café da manhã, mas você também pode fazer e assar no mesmo dia. Eu achei que deixar de um dia para o outro na geladeira ajudou a incrementar o sabor da massa, mas é super opcional.

Rolls de Blueberry

Se prepare para a melhor receita de rolls de bluebery, na minha opinião! A gravidez tem me trazido um desejo incontrolável por coisas doces, todos os dias eu sinto aquela… Café da Manhã e Brunch Blueberry, rolls, limão European Imprimir
Porções: 12 Tempo Preparo: Tempo Cocção:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votou )

Ingredientes

Recheio:
  • 4 xic. (540g) de blueberries congelados ou frescos
  • 1/3 xic. (70g) de açúcar
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha
  • raspas de 1 limão
  • suco de 2 limões
  • 2 colh. sopa (16g) de amido de milho
  • 2 colh. sopa (30ml) de água
Massa:
  • 2/3 xic. (170ml) de leite integral
  • 2 1/4 colh. de chá (10g) de fermento biológico seco
  • 4 1/4 xic. (595g) de farinha
  • 1/3 xic. + 2 colh. sopa (60g) de amido de milho
  • 1/3 xic. (70g) de açúcar
  • 1 1/4 colh. chá de sal
  • raspas de 1 limão
  • 3 ovos (159g)
  • 140g de manteiga em temperatura ambiente
Glaceado:
  • 1 1/2 xic. (180g) de açúcar de confeiteiro
  • 1/4 xic. (58g) de suco de limão
  • raspas de limão para decorar

Metodo de Preparo

Recheio:
  1. Em um bowl, misturar o amido de milho com a água, para evitar formar grumos. Reservar.
  2. Em uma panela, a fogo medio/alto, juntar a fruta, açúcar, baunilha, raspas e suco de limão. Deixar ferver por 5 minutos, mexendo para não queimar. Adicionar a mistura de amido e cozinhar por 1-2 minutos, até engrossar. Deixar esfriar.
Massa:
  1. Aquecer o leite a temperatura de mamadeira (max. 45ºC) e polvilhar o fermento sobre o leite. Deixar repousar por 5-10 min.
  2. Na batedeira, com o gancho, amassar os ingredientes secos com o leite/fermento e os ovos, por 1-2 minutos, até obter uma massa.
  3. Com a batedeira funcionando, adicionar a manteiga em cubos, aos poucos, para incorporar à massa. Amassar por 8-10 min, até obter uma massa lisa e homogênea.
  4. Transferir a massa a um bowl limpo (não é necessário untar com óleo), tapar com um pano seco e fermentar por 2h30min, ou até dobrar de tamanho.
  5. Transferir a massa a uma superficie limpa e enfarinhada. Com um rolo, abrir a massa em um retângulo de aprox. 60x35cm e 0,5cm de espessura. Espalhar de maneira uniforme o recheio por toda a superficie do retângulo.
  6. Enrolar a massa, formando um rolo de 60cm de largo. Cortar em 12 pedaços iguais, transferir a uma assadeira, deixando um espaço de 1-2cm entre cada roll. Cobrir a assadeira com plástico filme e deixar na geladeira por 12h (uma noite), ou deixar fermentar em temperatura ambiente até dobrar de tamanho.
  7. Pré aquecer o forno a 180ºC, assar os rolls por 35-40 minutos.
Glaceado:
  1. Em um bowl, misturar bem o açúcar com o suco de limão. Espalhar a mistura sobre os rolls recém saídos do forno (para formar uma película crocante). Decorar com as raspas de limão e servir.

Notas

Os rolls são melhores servidos quentinhos! Se quiser guardar, feche com plástico filme e deixe em temperatura ambiente por até 3 dias.

A massa ficou perfeita, bem macia e aerada, como um pãozinho de leite delicado. O toque de raspas de limão é essencial e faz toda a diferença para o sabor final, se você quiser pode omitir o glaceado e ficar só com esse toque de limão na massa e o do recheio, porém, eu achei que o glaceado foi o final perfeito para a receita, deixa a massa úmida e potencializa o sabor ácido.

Espero que você tenha gostado dessa receita e faça aí na sua casa. Deixa um comentário se você tiver alguma dúvida que eu responderei o mais rápido possível <3

Você também pode gostar

Leave a Comment