Pudim de Pão

by Carol

Também conhecido pelos gringos como Bread Pudding, o pudim de pão é um daqueles doces que as avós faziam com o pão velho do dia anterior! Hoje em dia, fazemos com qualquer pão e até com croissant fica gostoso!

IMG_5732-2

Em casa a gente quase nunca compra pão e quando compra, é sempre pão de levain para comer no final de semana. Esse tipo de pão é geralmente muito duro para fazer pudim de pão, por isso, quando eu faço pudim de pão, prefiro fazer ou comprar brioche, que na minha opinião é o melhor pão para isso!

Aqui no blog eu já te ensinei a fazer brioche (você pode ver a receita clicando aqui) , com essa mesma receita você pode fazer o pudim de pão.

IMG_5755-2

Pudim de Pão

Também conhecido pelos gringos como Bread Pudding, o pudim de pão é um daqueles doces que as avós faziam com o pão velho do dia anterior! Hoje em dia, fazemos… Bolos Pudim de Pão European Imprimir
Porções: 6-8 Tempo Preparo: Tempo Cocção:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votou )

Ingredientes

  • 500g de pão brioche (receita aqui)
  • 2 xic. (500ml) de leite integral
  • 1 xic. (230g) de creme de leite fresco
  • 1/2 colh. chá de canela em pó
  • 1/2 colh. chá de gengibre em pó
  • 1/4 colh. chá de noz moscada ralada
  • 3/4 xic. + 1 colh. sopa (165g) de açúcar demerara (ou mascavo)
  • 4 ovos
  • 1 colh. sopa de extrato de baunilha
  • zest de 1 limão siciliano (ou 2 limão-taiti)

Metodo de Preparo

  1. Corte o pão em quadrados médios (3cm), se a casca do pão que você estiver usando for muito dura é melhor tirar, o brioche é perfeito porque tem a casca suave. Funciona super bem com pão francês também!
  2. Pré aqueça o forno a 180ºC, unte uma fôrma retangular ou quadrada com um pouco de óleo.
  3. No liquidificador, misture todos os ingredientes (menos o pão) até ficar homogêneo. Misture o pão e deixe repousar por 10 min, para o pão absorver bem o liquido. Despeje a mistura na fôrma e asse por 40-45 min, ou até um palito sair limpo.
  4. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente, depois, guarde na geladeira.

Notas

Eu fiz uma calda de blueberry super fácil para servir com o pudim, juntei 250g de blueberry com 1 colh. sopa de açúcar e fervi por 3 minutos. Essa calda vai ajudar a dar um toque mais acido para o pudim!! Fica uma delicia!

IMG_5739-2

O pudim fica como se fosse um bolo super mega úmido, bem molhadinho e com um sabor muito muito bom! As especiarias e o limão dão uma perfumada e ajudam muito a levantar o sabor, é importante também usar ovos novos e de boa qualidade, para não ficar com sabor de ovo!

IMG_5764-2

Eu gosto muito desse tipo de doce, porque é fácil e tem esse sabor de lembrança, de conforto!! É uma ótima opção para servir em um brunch de fim de semana, ou um café da manhã especial, ou um chá da tarde!!

Espero que você goste e faça essa receita na sua casa, se fizer, me manda foto por instagram, para eu poder compartilhar por lá! <3

Você também pode gostar

Leave a Comment