Pão de Mel

by Carol

Pão de mel é um clássico da confeitaria e da vida brasileira, esse docinho é tão común, que o encontramos em qualquer padaria da cidade. Já é tão popular, que para baratear, o mel (ingrediente principal na minha opinião) é substituido por xarope de milho, xarope de cana ou outra versão baratinha de xarope, o que é uma pena!

Hoje eu vou te ensinar a fazer o verdadeiro pão de mel, com mel de qualidade e como tem que ser! E já vou adiantando que me declaro “culpada” por comer quase todos (8 de 12) os pães de mel que eu fiz para esse post, o que comprova a maravilhosidade que você está prestes a ver!

pãomel08

Pão de Mel

Pão de mel é um clássico da confeitaria e da vida brasileira, esse docinho é tão común, que o encontramos em qualquer… Bocados Pão de Mel European Imprimir
Porções: 24 Tempo Preparo: Tempo Cocção:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votou )

Ingredientes

  • 1/2 xic. + 2 colh. sopa (150ml) de leite integral
  • 1/2 xic. (170g) de mel
  • 2 ovos
  • 1/3 xic. rasa (75ml) de óleo
  • 3/4 xic. (150g) de açúcar demerara
  • 1/2 colh. chá de extrato de baunilha
  • 1 1/2 xic. (190g) de farinha de trigo
  • 1 colh. sopa (8g) de cacau em pó
  • 1/2 colh. chá de fermento em pó
  • 1/2 colh. chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colh. chá de sal
  • 1/2 colh. chá de canela em pó
  • 1/4 colh. chá de cravo em pó
  • 1/8 colh. chá de noz moscada ralada

Metodo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 175ºC e unte forminhas de pão de mel.
  2. Em um bowl, com um fouet, misture bem o leite, mel, ovos, óleo e baunilha. Adicione o acúcar e misture até incorporar. Adicione todos os secos, peneirando e misture bem até obter uma massa lisa.
  3. Divida a massa entre as forminhas untadas, enchendo 3/4 de cada forminha. Leve ao forno por 15 minutos, ou até que a massa tenha assado por completo (fazer teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar.
  4. Desenforme os pães de mel, corte ao meio e recheie com um bom e consistente doce de leite. É importante que o doce de leite seja mais durinho, para não desmanchar na hora de banhar em chocolate.

Notas

Deixe todos os pães de mel recheados na geladeira por 1h, para o doce de leite firmar e então, banhe em chocolate temperado, eu usei chocolate 73% para banhar os meus.

pãomel10
pãomel16

O chocolate ajuda a manter a umidade do pão de mel e do doce de leite, que penetra na massa, por isso não resseca e fica cada dia mais úmido e delicioso. A massa é tão perfumada, que quando sai do forno perfuma a casa inteira, o mel também ajuda a fortalecer esse perfume.

pãomel17

É super importante usar um mel de qualidade, aqui no chile é muito común encontrar mel baratinho, que na verdade de mel não tem nada, é uma grande mistura de açúcares. Eu usei um mel puro, que não foi processado e o sabor que eu obtive no meu bolo foi um dos melhores até hoje.

pãomel23

Espero que você goste dessa receita, e faça esse pão de mel ai na sua casa!! Quando fizer, deixa um comentario com o que você achou e envia uma foto do seu pão de mel, para compartilhar no instagram! <3

Você também pode gostar

2 comments

jeehhfernandes julho 20, 2018 - 3:07 PM

Essa receita de pão de mel está anotada e será feita em breve parabéns. confira Um exuberante Manjar: https://temperoefogao.wordpress.com/2018/07/19/o-manjar-dos-deuses/

Reply
Denise julho 30, 2018 - 1:00 PM

Oi Carolina, essa receita está muito tentadora! amo pão de mel, mas no meu caso vou ter que testar com farinha sem glúten… espero que fique bom. Eu também estou no Chile, você poderia me indicar qual o mel que usou? aqui normalmente compro no supermercado, mas nem sempre os rótulos dizem muito sobre os produtos, então de repente posso não estar fazendo uma boa escolha… Obrigada

Reply

Leave a Comment