Bolo de Abóbora

by Carol

Eu não sei você, mas há dias frios em que eu sinto uma vontade incontrolável de comer bolo, mas não do tipo “em camadas”, eu tenho vontade de bolo simples, bolo sem cobertura… só bolo mesmo! A maioria das vezes eu espero essa vontade passar, hoje essa técnica não funcionou, então eu assei um pedaço de abóbora que estava a ponto de morrer e fiz essa maravilha!

Bolo de abóbora é o tipo de bolo que você nunca faz, porque só o fato de ter que cozinhar ou assar a abóbora já desanima muita gente, eu recomendo que você faça essa receita, aproveite um dia frio, para ligar o forno e esquentar a casa! Foi o que eu fiz!

Eu sou amante da Abóbora, amo sopa de abóbora, amo doce de abóbora, amo tudo que tenha abóbora e foi por isso eu quis fazer um bolo simples de abóbora com especiarias para saciar o meu desejo de bolo e ensinar uma receita fácil e surpreendente.

Abobora13

Para essas fôrmas de aluminio fundido, é super importante desenformar com o bolo ainda quente, de preferencia depois de 10 minutos que sair do forno. Isso porque como essas fôrmas são super grossas, ao deixar o bolo esfriar dentro delas, o calor se condensa, formando água, fazendo com que o bolo grude na fôrma!!

Abobora12

Bolo de Abóbora

Eu não sei você, mas há dias frios em que eu sinto uma vontade incontrolável de comer bolo, mas não do tipo “em camadas”, eu tenho vontade de bolo simples,… Bolos Bolo de Abóbora European Imprimir
Porções: 15-20 Tempo Preparo: Tempo Cocção:
Nutrition facts: 200 calories 20 grams fat
Avaliação 5.0/5
( 1 votou )

Ingredientes

  • 4 xic. (500g) de farinha de trigo
  • 4 colh. chá de fermento
  • 1 colh. chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colh. chá de sal
  • 1 colh. sopa de gengibre fresco ralado
  • 2 colh. chá de canela em pó
  • 1/2 colh. chá de noz moscada ralada
  • 1/4 colh. chá de cravo em pó
  • 225g de manteiga
  • 1 1/2 xic. (300g) de açúcar mascavo
  • 1 xic. (225g) de açúcar cristal
  • 4 ovos
  • 1 xic. (230g) de iogurte natural
  • 1 1/2 xic. (340g) de purê de abóbora

Metodo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Descasque e pique um pedaço de abóbora em cubos grandes, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos, ou até que a abóbora fique com textura cremosa. Retire do forno e triture até obter uma pasta grossa, eu prefiro triturar utilizando um processador de alimentos.
  2. Baixe o forno a 175ºC e unte uma fôrma de bolo com buraco no meio (para essas fôrmas de aluminio fundido eu passo uma camada de manteiga derretida, com um pincel, e logo adiciono farinha, cobrindo tudo e vendo bem se não fica nenhum espaço sem).
  3. Em um bowl, junte a farinha com as especiarias, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
  4. Na batedeira, com a pá, bata a manteiga com os açúcares e o gengibre ralado, até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um, raspando as laterais e o fundo do bowl para que tudo se misture de maneira homogênea. Adicione o purê de abóbora e misture bem.
  5. Baixe a velocidade da batedeira, adicione metade dos secos, o iogurte natural e a outra metade dos secos, suba a velocidade a média e misture bem até obter uma massa homogênea e sem grumos. É importante não bater a massa por mais de 2 minutos.
  6. Coloque a massa na fôrma, arrume com a espátula, sem bater para tirar ar. Asse o bolo por 50 minutos, ou até um palito sair seco do centro do bolo. Sempre faça o teste antes do tempo terminar.
  7. Retire o bolo do forno, deixe esfriar por 10 minutos sobre uma grade e se quiser, corte a capa de cima para deixar o bolo reto.
Abobora9

Esse bolo é perfeito para a hora do café da tarde, sirva com um cafezinho recém coado e suas visitas vão te amar eternamente!

Abobora7
Abobora8

A massa do bolo é super fofinha e bem úmida, as especiarias dão um sabor super diferente, mais refinado e o gengibre ralado dá um toque refrescante! Eu adoro essa mistura de sabores no inverno, é o tipo de bolo que aquece o coração e que não dura nem um dia completo aqui em casa!!

Abobora5
Abobora2
Abobora1

Espero que você goste dessa receita, faça ai na sua casa e me mande foto do resultado, pra eu poder compartilhar nas minhas redes sociais! Se tiver alguma duvida, deixa aqui nos comentários e eu vou responder o mais rápido possível! <3

Você também pode gostar

2 comments

Simone junho 23, 2018 - 10:22 PM

Posso substituir por gengibre em pó? Se sim , qual a quantidade por favor 🙏 até tenho gengibre mas não tenho o ralador próprio rss

Reply
Carolina Labaki junho 24, 2018 - 11:03 AM

Oi Simone, pode sim, se for usar gengibre em pó eu recomendo 2 colheres de chá! Mas se quiser usar o gengibre fresco, coloca no processador junto com o açúcar cristal e faz açúcar de gengibre!!

Reply

Leave a Comment