Bolo Mousse Floresta Negra

by Carol

Para receta en Español haz click aqui

entremet.natal-29

Eu não queria acreditar, mas já é Natal! Para mim, ontem ainda era maio, mas enfim, o ano voou e aqui estamos mas uma vez a ponto de comemorar com a familia e os amigos! Esse ano, vamos passar o Natal no Chile e eu estou me desdobrando aqui para conseguir fazer uma ceia de natal ao nosso estilo brasileiro, porque a pessoa sai do Brasil, mas o Brasil não sai da pessoa! Em uma das milhões de idas aos supermercados e lojas de coisas para casa, encontrei um molde de silicone em formato de árvore de natal (que custava R$10 e estava com 70% de desconto) e não pude não comprar, porque né… necessidades! Cheguei em casa e comecei a pensar em alguma coisa para fazer com esse molde, como eu queria fazer um “entremet” há muito tempo e também queria ensinar a fazer essa cobertura super brilhante, aproveitei a oportunidade e criei esse bolo mousse floresta negra, no formato árvore de natal.

A pesar de essa sobremesa ser mais elaborada, eu acho que é super fácil de fazer e o resultado é muito compensador. Você entenderá quando fizer a sua, fica tão maravilhosa, que dá vontade de chorar de orgulho! Então por favor, faça essa receita para o seu natal!!

Bolo Mousse Floresta Negra

Rendimento: 10-12 porções / Tempo de Preparo: 2h / Tempo Total: 12h

Importante: 1 molde de silicone no formato desejado (o meu era árvore de natal)

Ingredientes:

entremet.natal

Recheio de Cereja:

  • 400g de cereja sem caroço
  • 1/2 xic. (105g) de açúcar refinado
  • 50ml de Kirsch (ou outro licor)
  • 3 folhas de gelatina (7,5g) hidratadas em água com gelo

Mousse de Chocolate:

  • 6 folhas de gelatina (15g) hidratadas em água com gelo
  • 1 1/3 xic. (330ml) de leite integral
  • 3 gemas de ovo
  • 3 colh. sopa (37g) de açúcar refinado
  • 700g de chocolate meio amargo (eu usei 65%)
  • 600g de creme de leite fresco

Glaçagem Brilhante:

  • 4 folhas de gelatina (11g) hidratadas em água com gelo
  • 1/4 xic. (62g) de água
  • 1/2 xic. (112g) de açúcar refinado
  • 1/4 xic. + 1 colh. sopa (112g) de glucose
  • 112g de chocolate branco
  • 1/4 xic. + 1 colh. sopa (80g) de leite condensado
  • corante verde

Modo de Preparo:

Para o Bolo Recheado de Cereja:

Asse o bolo em uma fôrma retangular ou redonda. Eu assei em uma redonda porque era mais próxima ao formato e tamanho do meu molde de silicone. Deixe esfriar bem e corte o bolo em duas camadas.

entremet.natal-6

Hidrate a gelatina do recheio em água com gelo, por no mínimo 10 minutos.

Em uma panela, junte as cerejas sem caroço, o açúcar e o kirsh. Deixe ferver em fogo médio por 5 minutos, retire do fogo e misture com a gelatina hidratada.

entremet.natal-7

Volte uma camada do bolo para a fôrma, recheie com a geléia ainda quente e cubra com a segunda camada. Deixe na geladeira até esfriar. Enquanto isso, faça a mousse de chocolate.

entremet.natal-8

Para o Mousse de Chocolate:

Hidrate a gelatina da mousse de chocolate em água com gelo, por pelo menos 10 minutos.

Em um bowl, a banho maria, derreta o chocolate.

Em otro bowl, misture as gemas com o açúcar, sem bater. Em uma panela, aqueça o leite até começar a ferver e retire do fogo. Misture o leite nas gemas, mexendo sem parar, para não queimar. Adicione a gelatina hidratada e misture para incorporar.

entremet.natal-9

Junte a mistura de gemas com o chocolate e misture até formar um ganache brilhante.

entremet.natal-12

Na batedeira, bata o creme de leite até ponto de chantilly. Adicione aos poucos o creme batido na mistura de chocolate e incorpore com uma espátula, sem bater para não tirar o ar do creme.

No molde de silicone, coloque uma primeira camada de mousse, enchendo 1/2 do molde. Corte o bolo no formato mais proximo ao molde, coloque no centro e cubra com mais mousse. Leve ao congelador por uma noite, ou até congelar por completo.

Desenforme do molde de silicone e volte o mousse para o congelador.

entremet.natal-16

Para a Glaçagem brilhante:

Hidrate a gelatina da glaçagem em água com gelo, por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, junte o açúcar, água e glucose na panela e leve a fogo médio até começar a ferver. Retire do fogo e misture com o leite condensado.

entremet.natal-19

Adicione a gelatina hidratada, e deixe o calor derreter a gelatina, misture bem. Adicione o chocolate branco de espere derreter (meu conselho é: tenha o chocolate já derretido para facilitar).

Separe a mistura em dois bowls para fazer duas cores, ou adicione o corante e faça uma única cor. Você pode dividir em muitos potes e fazer uma galaxia, é o momento para ser criativo!! Eu fiz dois tons de verde e misturei eles um pouco antes de jogar em cima do bolo. Isso é o que dá o efeito marmoreado.

entremet.natal-25

Quando a glaçagem chegar a 35ºC, ou seja, temperatura de mamadeira. Despeje sobre o bolo congelado, esse choque térmico vai fazer com que a gelatina comece a gelificar.

Dica: coloque seu bolo mousse sobre um pote menor que ele e coloque uma bandeja ou papel alumínio por baixo, assim evitamos sujar toda a cozinha, podemos reutilizar a glaçagem que sobra e também damos altura para a glaçagem cair perfeitamente.

entremet.natal-28

Quando a glaçagem terminar de cair, passe uma faca ou a espátula na borda para limpar as gotas que sobraram e passe o bolo para um prato.

entremet.natal-31

Deixe na geladeira até servir. A glaçagem brilhante é ótima porque aguenta na geladeira super bem, sem ressecar e também tem um sabor super neutro, que não interfere no sabor do que está dentro. O bolo fica bem molhadinho com o recheio de cereja, mas sem soltar água na mousse de chocolate, o que é super importante para que não se desmorone. A mousse fica consistente e super cremosa ao mesmo tempo, quanto melhor a qualidade do chocolate, melhor a textura da mousse.

entremet.natal-33

E ai, o que você achou? Muito difícil? Eu espero que você goste, faça na sua casa e comprove que é uma receita fácil de fazer e deliciosa, para surpreender a familia nessa época de festas! Se você tem alguma duvida, deixa aqui nos comentários e eu responderei!! Lembra de postar uma foto no instagram quando fizer essa receita, usando a hashtag #thinkingsweet e me marcando para que eu possa ver!! <3

Você também pode gostar

0 comment

CHEF EM CASA Receitas fevereiro 15, 2018 - 6:33 PM

Uau… maravilha… gratos pela receita!

http://www.chefemcasablog.wordpress.com

Reply
Mousse de Chocolate com Avelã | Thinking Sweet agosto 23, 2018 - 8:17 PM

[…] Eu sempre posto receitas simples e fáceis de fazer, mas as vezes, eu tenho que compensar com uma sobremesa mais elaborada, assim vocês podem aprender algumas técnicas e algumas receitas básicas para montar esse tipo de sobremesa! No Natal do ano passado eu ensinei outra receita de glaçagem brilhante, que você pode usar com cores, você pode ver essa receita clicando AQUI. […]

Reply

Leave a Comment