Para receta en español haz click aqui
Aqui no Chile quando chega setembro o ânimo das pessoas muda radicalmente e do nada está todo mundo feliz, dançando a “cueca” (dança típica) e comendo “empanadas”. Você pode pensar que essa animação toda é pela chegada da primavera e pelo fim do frio, mas na verdade o que representa setembro para os chilenos são as festas pátrias que duram uma semana e são regadas a vinho, churrasco e dança! É o feriado mais importante do ano e as “fondas” (festas que misturam comida, musica, rodeio e dança) são bem parecidas às nossas festas juninas.
Por ser um feriado tão importante, junto com outros blogs chilenos fui desafiada a cozinhar uma receita do livro de cozinha chilena “La Buena Mesa” de Olga B. de Edwards escrito em 1934. Eu tirei o “Budín Escocés” que é uma especie de pudim sem forno com frutas.
Eu achei a receita super simples de fazer e bem estilo “almoço de domingo na casa da vó”!! Adicionei tangerina na receita para ajudar no toque refrescante que eu imaginei que a laranja daria. Nunca tinha feito essa sobremesa e tenho que dizer que a Sra. Olga sabia o que tava fazendo, anota ai a receita.
Pudim Escocês
Rendimento: 12-16 porções / Tempo de Preparo: 30 min / Tempo Total: 3h
Ingredientes:
- 2 xic. (500ml) de leite integral
- 4 gemas
- 1 fava de baunilha
- 1/2 xic. (100g) de açúcar cristal
- 6 folhas de gelatina (ver substituição AQUI)
- 4 colh. sopa (40g) de açúcar de confeiteiro
- 4 bananas maduras
- 300g de morangos
- 2 laranjas
- 4 tangerinas
Modo de Preparo:
Comece untando uma fôrma, que pode ser de silicone ou de metal, com óleo. Eu usei um pincel para espalhar, mas pode ser com um papel toalha também.
Descasque e pique todas as frutas, junte em um bowl com o açúcar de confeiteiro e reserve.
Em uma panela pequena, a fogo alto, ferva o leite, metade do açúcar e as sementes da fava de baunilha. Apague o fogo. Ao mesmo tempo, misture a outra metade do açúcar com as gemas, sem bater, para não adicionar ar (diferente de algumas receitas, aqui o ar adicionado ao bater as gemas, ate ficarem brancas, podem fazer com que o creme queime depois).
Adicione aos poucos o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo bem para temperar as gemas.
Volte a mistura para o fogo baixo e mexa sem parar até que o creme chegue a ponto napê, que é quando ao passar o dedo na espátula, se forma um caminho que não se fecha. Retire do fogo, adicione a gelatina e misture bem.
Comece a montar a sobremesa na fôrma, colocando uma primeira camada de creme, seguida de fruta e assim sucessivamente. Tape a fôrma com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 3h, ou por uma noite.
Para desenformar de uma fôrma metálica, passe um maçarico en volta da fôrma para soltar a sobremesa. Confesso que as fôrmas de silicone são mais simples para esse tipo de sobremesa. Desenforme a sobremesa sobre o prato de servir e decore com morango.
Eu me surpreendi com essa receita, o sabor do creme inglês com as frutas frescas fica tão refrescante! É o tipo de sobremesa para juntar a familia e servir geladinha. A textura é de gelatina só que mais suave, não fica aquela gelatina durona.
Espero que você goste dessa receita, se fizer ai na sua casa tira uma foto e posta no instagram com a hashtag #thinkingsweet. VIVA CHILE MIERDA!! <3