Pudim de Leite Ninho – Dia da Cozinha Chilena

by Carol

Para receta en Español haz click aqui

Pudim-12

Hoje é dia da cozinha chilena e com o pessoal do Blogi Cocina fizemos um desafio para cada um postar uma receita de sobremesa chilena. Eu escolhi o pudim, que aqui se chama “leche asada”, porque para mim é uma sobremesa que representa a America Latina como um todo e apesar de existem muitas maneiras de se fazer um pudim de leite, seja no Chile ou no Brasil você sempre vai comer um bom pudim! 

A historia de como eu aprendi a fazer esse pudim é bem interessante e eu nunca vou esquecer esse dia. Quando eu era bem pequena, tinha uma amiga do colégio chamada Luisa e minha mãe era bem amiga da mãe de Luisa, a Angelica. Eu acabei mudando de colégio e minha mãe acabou perdendo contato com a Angélica, mas como a vida é cheia de reencontros, um dia minha mãe reencontrou a Angelica, que nesse momento, era a chef desenvolvedora de receitas do açúcar União! Minha mãe e a Angelica fizeram alguns eventos juntas na União, ela com os doces maravilhosos e minha mãe com a parte salgada, e nessa época, eu já me interessava pela confeitaria. Foi em um desses eventos, que a Angélica com a equipe dela me ensinaram a fazer esse Pudim maravilhoso, que fica com essa textura lisinha e bem cremosa!

Pudim-7

Eu pedi autorização à Angelica para poder dividir essa receita com vocês, já que não é uma receita minha, e fiquei muito feliz em poder compartilhar uma receita que eu AMO de uma pessoa que eu admiro e que esteve presente na minha transição do design para a confeitaria! Hoje a Angelica tem o DoceLab, que é uma cozinha experimental onde desenvolve receitas para marcas e eventos! Obrigada Angelica e espero que o post faça jus à maravilha que é esse pudim!

Pudim de Leite

Rendimento: 1 pudim grande; 12-14 porções / Tempo de Preparo: 20 min / Tempo Total: 13h (porque tem que descansar na geladeira)

Ingredientes:

Pudim

Calda

  • 1 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 1/2 xic. quase cheia (100ml) de água

Pudim

  • 6 ovos grandes (360g)
  • 3 3/4 xic. (470g) de leite em pó
  • 3 xic. + 2 colh. sopa (780ml) de água
  • 2 xic. (200g) de açúcar cristal
  • 1 colh. chá de extrato de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:

Para a calda, junte o açúcar com a água em uma panela pequena e leve a fogo alto sem mexer, até a mistura adquirir uma coloração dourada clara. Apague o fogo, despeje a calda sobre a fôrma de pudim e espalhe a calda movimentando a fôrma. Cuidado para não se queimar, a fôrma vai ficar muito quente, para tocarla utilize luvas ou panos de cozinha.

Pré aqueça o forno a 180ºC com uma assadeira com água para o banho maria. É sempre melhor aquecer o forno já com a água para evitar que depois a água baixe a temperatura do forno.

Para a massa, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo. Eu não tenho um liquidificador grande, então misturei tudo com um mixer, que também é uma boa opção.

Despeje a mistura na fôrma, passando por um coador para tirar as bolhas grandes e para evitar que tenha pedaços de leite ou de açúcar. Leve ao forno em banho maria por 50-55 minutos, ou até ele ficar com a consistência de gelatina, balançando. Eu usei pasta de baunilha, e todos os pontinhos de baunilha subiram dando essa aparência de queimado, mas é baunilha mesmo!

Tire do forno, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por uma noite, ou até esfriar bem. Com o pudim gelado, passe a paste de baixo na boca do fogão para soltar o caramelo e desenforme.

Pudim-9

A minha fôrma é mais larga do que as fôrmas normais e mais arredondada, então o pudim ficou mais baixo, em uma fôrma normal ele fica bem alto e as bordas bem marcadinhas!! Mas independente da fôrma, ele fica maravilhoso!!

Pudim-10

Pudim-11

O leite em pó dá um sabor especial, aquele sabor inesquecível do leite ninho que tem uma pontinha de sal!! Eu amo o fato de ele não tem bolinhas, mas isso é um gosto pessoal que divide o mundo em: pessoas que gostam de pudim com bolinhas e pessoas que gostam sem! Você gosta como?

Pudim-13

Pudim-14

E ai, gostou dessa receita? Pudim de leite é história para todos nós, eu lembro de muitos momentos maravilhosos da minha infância!! Se você fizer essa receita, lembra de postar la no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marcar para eu poder ir lá ver!! Feliz dia da cozinha chilena e feliz Páscoa para todos!! <3

Você também pode gostar

0 comment

Pudim de Doce de Leite | Thinking Sweet setembro 12, 2018 - 7:40 PM

[…] e os que preferem pudim cremoso, eu prefiro cremoso e você? Aqui no blog já tem uma receita de Pudim de Leite, feito com leite ninho, que você pode ver clicando AQUI, mas hoje eu quis trazer essa receita com doce de leite, para seguir no clima de celebração […]

Reply

Leave a Comment