Sábado e finalmente feriado, eu estava precisando muito!! Enquanto a maioria de vocês está falando de Halloween, minha vizinha mexicana está montando o altar de “Dia de los Muertos” na casa dela. Passamos tanto tempo conversando sobre essa tradição mexicana e sobre algumas culturas gastronômicas que eu me inspirei para fazer essas bolachas, e ela como boa mexicana me passou a pimenta!! Como aqui no Chile as variedades de pimentas “não chilenas” é pouca, me limitei ao que encontramos no mercado, no caso a mais parecida ao que minha vizinha usa em pó, é a Cayena, e foi ela que eu usei. Mas sinta-se livre para usar a pimenta que quiser, ou nenhuma se você preferir.
Já faz um tempo que nos juntamos todas as semanas para jantar com os vizinhos, e quase sempre quem cozinha é a Ana, como cozinha mexicana não é true sem pimenta, já me acostumei ao picante e estou gostando muito. A mistura do doce com picante me enlouquece, porque acho que são dois sabores totalmente opostos, mas que se complementam de uma maneira mágica!! Faça essa receita na sua casa, sem medo da pimenta e você não vai se arrepender!!
Bolachas Mexicanas
Rendimento: 21 bolachas recheadas / Tempo Total: 1h
Ingredientes:
- 1 xic. de farinha de trigo
- 1/2 xic. de cacau em pó
- 1/2 colh. chá de sal
- 1/2 colh. chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colh. chá de canela em pó
- 1/4 colh. chá de pimenta cayena em pó
- 113g de manteiga sem sal
- 1 1/2 xic. de açúcar refinado + para decorar
- 2 ovos
- 1 colh. chá de extrato de baunilha
- Doce de leite para rechear
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno a 165ºC.
Em um bowl, misture a farinha, cacau, sal, bicarbonato, canela e pimenta.
Na batedeira, com a pá, bata a manteiga com o açúcar até homogeneizar, adicione os ovos e bata por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado.
Adicione os secos e bata até obter uma masa homogênea. Não se assuste, a massa não é dura, é cremosa e suave.
Com uma colher de sorvete pequena, ou duas colheres de chá, faça bolinhas de aproximadamente 2cm de diâmetro. Disponha em uma bandeja forrada com papel manteiga, e nao se preocupe com o espaço, depois vamos separa-las.
Leve a bandeja cheia ao congelador por 10 minutos. Logo, passe as bolinhas por açúcar, isso vai criar uma superficial super crocante e um interior bem suave.
Separe as bolinhas de massa em várias assadeiras, com 5cm de distancia entre elas. Pode não parecer, mas essas bolinhas se espalham loucamente no forno.
Asse a 165ºC por 13-15 minutos, tudo depende do seu forno. As minhas ficaram 13 minutos justos. Deixe esfriar antes de tirar da assadeira, os cookies sempre saem moles do forno, mas depois que esfriam endurecem e é isso que garante que o interior vai ser suave.
Separe os pares de cookies que mais se parecem em tamanho e forma, recheie com um pouco de doce de leite e feche.
A pimenta Cayena da um toque incrível e só da para sentir mesmo no final, o primeiro sabor que vem é de chocolate e doce de leite e no final vem um picantinho bem delicioso!! Eu adorei e vou levar para a vizinha na segunda!
Espero que tenha gostado! E se fizer, já sabe, posta no instagram com a hashtag #thinkingsweet e me marca para eu poder ver também! <3