Para receta en Español haz click aqui
Para dominar a confeitaria, é preciso saber e entender o básico. Na história da cozinha, a confeitaria sempre esteve presente de alguma maneira, mas foi na França onde ela começou a ser introduzida à “grande cuisine”, e ser reconhecida como tal. E foi na França onde surgiram os grandes clássicos da Pâtisserie, receitas que até hoje são estudadas e reproduzidas por muitos chefs.
Quando estive na França, fiquei fascinada com a maneira com que a confeitaria era tratada, como Jóia. Eu havia acabado de deixar a minha carreira de Design de jóias para me dedicar à confeitaria, e foi em Paris, essa cidade maravilhosa e apaixonante, que tive certeza de que meu caminho não poderia estar mais correto! A confeitaria francesa é muito mais do que bons sabores, é se deliciar com a visão de um doce perfeitamente executado, para depois sentir a explosão de sabores bem executados na sua boca, tal qual como no filme “Ratatouille”.
Aproveitei a estadia em Paris, para fazer um curso curtinho na Lenôtre, que é uma ótima escola de confeitaria na França, e foi lá onde aprendi a fazer o melhor Crème Pâtissière que já provei. Hoje em dia, a minha confeitaria é mais moderna, mas mesmo uma confeitaria moderna utiliza muitas regras e bases da confeitaria francesa.
O Creme de Confeiteiro é uma das receitas mais básicas e mais utilizadas da confeitaria francesa. É uma receita versátil que pode ser utilizada de muitas maneiras e que também serve como base para outras preparações. Encontrei uma ilustração muito interessante que traduz o que eu dizia sobre sua versatilidade.
Anota a receita desse Crème Pâtissière e se prepara que ainda essa semana vou postar uma receita deliciosa com ele.
Crème Pâtissière:
Rendimento: 900ml de creme / Tempo de Preparo: 45min
Ingredientes:
- 2 xic. (500ml) de leite integral
- 1/2 fava de baunilha
- 1/2 xic. (120g) de açúcar refinado
- 6 gemas de ovo
- 40g de amido de milho
Modo de Preparo:
Em uma panela, junte o leite com a baunilha e metade do açúcar. Leve o leite a fogo médio/alto até ferver.
Em um bowl, bata as gemas com a outra metade do açúcar, adicione a maisena e misture até obter um creme esbranquiçado e sem pedaços de maisena.
Com o leite fervido, adicione uma concha do leite na mistura de gemas e misture com o fuet, isso vai temperar as gemas, e prevenir que o creme não coagule.
Volte o creme de gemas para a panela, e leve a fogo baixo, mexendo sem parar, até o creme espessar.
Apague o fogo e continue mexendo por alguns segundos. Nós sabemos quando o creme está pronto verificando se ele esta no ponto Nappé, que significa que quando mergulhamos uma colher e passamos o dedo nela, se forma um caminho e o creme não escorre.
Transfira o creme para um recipiente e feche com um plástico filme em contato com o creme, para não formar uma película dura no creme. Leve à geladeira até esfriar.
Quando esfriar está pronto para utilizar. Fica uma delicia!!
Espero que vocês gostem! Me contem como ficou o creme de vocês e tirem fotos para postar no instagram com a hashtag #thinkingsweet
Essa semana vou postar uma receita com esse Creme de confeiteiro e fiquem ligados porque esse mês vou fazer um sorteio maravilhoso pra vocês!! <3
0 comment
[…] post que foi ensinando a fazer um ótimo Creme de Confeiteiro (se você ainda não viu, clica AQUI), e fiz umas tortinhas com os morangos e pistache. Essa é pra começar a semana na dieta… […]
[…] receita de Crème Pâtissière (click no […]
[…] e alguns episódios de Gilmore Girls também! Eu já ensinei um Creme de Confeiteiro de baunilha AQUI, se você não for fã de café pode fazer esse simplão de baunilha que fica uma delicia. Ou pode […]
[…] 1 receita de Creme de Confeiteiro (CLIQUE AQUI) […]