Quando chega o frio aqui em Santiago, a gente logo começa a ver nas ruas os carrinhos de senhoras vendendo as tão famosas “Sopaipillas”, custam super barato e sao fritas na hora, tipo os pasteis de feira. A diferença entre a sopaipilla e os pasteis de fera, é que a sopaipilla não tem recheio e a massa é feita com purê de abóbora! As sopapillas são super tradicionais aqui, e dia 15 (ontem) foi o dia da cozinha chilena… nada melhor para comemorar, não é verdade?!
Essa semana a Tia Silvia estava em casa, ela vem uma vez por semana para me ajudar com algumas coisas da casa. Tia Silvia é uma cozinheira chilena de mão cheia, e não tem nada que ela goste mais do que quando alguém pede que ela cozinhe alguma coisa!
Estávamos em casa e eu estava contando a ela sobre os post de outono que estou fazendo aqui, com abóbora. Ela logo me olhou e disse “Carito, porque no haces unas sopaipillas?” e eu respondi já com a camera na mão “Bora fazer essa parada ai!” (em espanhol obviamente).
As fotos estão meio loucas, mas é porque a Tia Silvia é muito rápida, e não dava quase nem tempo de fazer foto bonita! hahahahaha
Sopaipillas da Tia Silvia:
Rendimento: 40 sopaipillas de 10cm de diametro / Tempo Total: 1h
Ingredientes:
- 800g de farinha de trigo
- 500g de purê de abóbora
- 100g de banha
- 3g de fermento biologico seco
- 1 colh. de sopa de sal
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o purê de abóbora. Enquanto isso, em outra panela, derreta a banha.
Em um bowl, com a farinha, fermento e sal, adicione o purê aquecido e a banha derretida. Comece a mexer com uma colher de pau até a massa juntar.
Quando a massa estiver junta, passe para uma superficie lisa e comece a amassar até obter uma massa lisa, que não grude. A cor da massa é bem bonita!!
Abra a massa com um rolo até ter 5mm de espessura , enfarinhando a superficie e a massa. Corte com um cortador redondo de 10cm de diâmetro e fure com um garfo, para que a massa não infle como um pastel.
Dica muito importante que a Tia Silvia me deu: abra e corte somente a quantidade que você vai consumir neste momento. O resto da massa, envolva em plástico filme e guarde na geladeira por no máximo 3 dias.
Frite as sopaipillas em óleo quente, bem rapidinho para nao queimar! Passe pelo papel toalha para tirar o excesso de óleo e sirva!
As sopaipillas são gostosas quentinhas, e você pode fazer um vinagrete para acompanhar, fica uma delicia! Uma outra opção que a Tia Silvia deu, e disse que é o mais chileno impossível, é passadas na chancaca… que significa?
Chancaca é a rapadura chilena, eles fazem um xarope de chancaca, com água e casca de laranja, e depois que as sopaipillas estão fritas, passam elas for esse xarope, deixando elas encharcadas e doces! Eu prefiro salgada, mas ha quem prefira doce!
Conclusão: Tia Silvia é uma maga, eu passei 3 dias me alimentando de sopaipillas nas tardes de frio e a vizinha também ficou super feliz porque eu levei de café da manhã pra ela! SUCESSO! A cozinha chilena tem coisas que eu não gosto muito, ou que eu acho que tem zero sabor, mas também tenho que admitir e reconhecer, que algumas coisas eles fazem super bem!
Dica da Carol: essa massinha, recheada como um pastel também deve ficar MARAVILHOSA! …queria ter Catupiry aqui!!
Beijos <3
3 comments
Como assim sabor zero? Sabe de nada! Esse comentário foi desnecessário, aprenda mais sobre a culinária chilena 1000 a zero pra comida sem sabor do Brasil!
Oi Claudia, não te conheço, mas queria te dizer que opinião é uma coisa super pessoal! Eu vivo no Chile há 5 anos e aprendo todos os dias sobre a culinária do país, na minha opinião, tem coisas que eu não acho saborosas, que para mim são sem graça, como tem coisas que eu admiro, adoro e como muito! Acho que eu estou no direito de não gostar ou gostar de alguma coisa, como você está no direito de ter a sua opinião! Além do mais, esse é um blog pessoal de receitas, onde eu conto e compartilho a minha experiência! É uma pena que em um blog com mais de 150 receitas e histórias, você só tenha deixado esse comentário negativo sobre uma opinião pessoal minha. Enfim, espero que você tenha um lindo final de semana!
Olá Carolina! Adorei sua receita, me ajudou a fazer um trabalho da faculdade. Pesquisei diversas receitas de sopaipillas e a sua foi a melhor ;D Gostaria de saber que tipo de abóbora você usou, obrigado 😉