Eu não tenho nem palavras para começar esse post… estou me segurando horrores para nao comer a assadeira inteira desse bolo!! Mas, como todas as receitas, esse bolo tem uma história, e um futuro!!
Tudo começou quando eu nasci quando eu era mais nova e minha mãe tinha começado seu catering, ela cozinhava em casa e parecia uma louca, as vezes desesperada, de tanto trabalho com tão pouco espaço! Ela fazia tres bolos simples e super deliciosos, o bolo de cenoura, o bolo de chocolate (peteleco) e o bolo de iogurte. Eu comia todas as sobras/bordas para manter meu corpinho sensual de sempre! Mais tarde quando comecei a ajudar, aprendi milhões de receitas e uma delas foi o bolo peteleco, que é facílimo! Nessa época já tínhamos uma cozinha super implementada e muitas fontes de pesquisa. Eu como boa curiosa, sempre procurei o porque de tudo, e foi ai que comecei a fazer alguns ajustes na receita do bolo peteleco, para ver se alcançava melhores resultados. O processo continua o mesmo, só que agora é duplamente delicioso!
Na confeitaria moderna, muitos chefs usam na montagem de seus pratos o “whipped ganache”, que nada mais é do que um chantilly de ganache, que é super fácil e pode ser feito com diferentes tipos de chocolate! Como eu nao queria um creme de manteiga, mas também não queria um chantilly branco, resolvi coroar esse bolinho com o que eu chamei de “Chantilly de Chocolate”.
Com o fim de semana ai, você nao tem absolutamente nenhuma desculpa para não provar essa receita!
Bolo de Chocolate Fácil
Rendimento: 1 fôrma de 30cm x 25cm / Tempo Total: 1h20 (mais o tempo de esfriar)
Ingredientes:
Chantilly de Chocolate:
- 200g de chocolate amargo (eu usei 64% Costa Rica da marca Belcolade)
- 120g de leite integral
- 600g de creme de leite fresco (encontrado nas geladeiras dos mercados)
- 50g de açúcar refinado
Bolo de Chocolate:
- 1 xic. (225g) de açúcar refinado
- 1 xic. (200g) de açúcar mascavo
- 1 3/4 xic. (220g) de farinha sem fermento
- 2/3 xic. (90g) de cacau em pó
- 2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colh. de chá de fermento em pó
- 1/2 colh. de chá de sal
- 2 ovos grandes
- 1 xic. (240ml) de leite integral + 1 colh. de sopa de vinagre branco
- 1 xic. (240ml) de café quente
- 1/2 xic. (120ml) de óleo
- 2 colh. de chá de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Chantilly de Chocolate:
Em um bowl, derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (de 30 em 30 segundos até derreter) tomando cuidado para não queimar o chocolate.
Nesse chocolate, adicione o leite em temperatura ambiente e misture até incorporar, formando um ganache. Adicione também o açúcar e misture bem.
Em um bowl grande, misturar esse ganache com o creme de leite gelado até que tudo fique bem homogêneo.
Feche esse bowl com um plástico filme e leve a geladeira para que fique bem frio, isso leva o tempo de preparar e esfriar o bolo, mas se você quiser, pode fazer um dia antes e deixar na geladeira.
Bolo de Chocolate:
Pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma fôrma de 30x25cm (eu usei uma fonte de ferro fundido)
No bowl da batedeira, juntar os açúcares, o óleo, os ovos e a essência de baunilha e bater até ficar suave e homogêneo, o açúcar mascavo nao deixa ficar branco, mas vai ficar mas claro que o normal.
Peneire a farinha com o cacau em pó, adicione o fermento, o bicarbonato e o sal e comece a bater em velocidade média. Com a batedeira funcionando, adicione o café quente e a mistura de leite com vinagre. Deixe de bater quando a massa estiver homogênea. Essa massa é bem liquida, não se preocupe. Despeje a massa na fôrma untada e leve ao forno por 40-45 minutos.
Para saber se esta pronto, basta fazer o teste do palito. A sua casa já vai estar tomada pelo cheirinho de bolo assado.
Deixe o bolo esfriar na assadeira, ou tire da assadeira se você preferir. Uma vez que esteja frio, bater o creme de chocolate na batedeira, em velocidade media, até formar o chantilly. Cuidado para nao passar do ponto e cortar todo o creme.
Agora é só espalhar o chantilly por cima do bolo com uma espátula.
Com o chantilly por cima do bolo deixe tudo na geladeira por uns 30 minutos e decore antes de servir. Eu decorei com “sprinkles” misturados, mas também fica bonito com raspas de chocolate!!
Eu fiz a receita nessa assadeira de ferro fundido que é da nossa marca de ferro fundido Brann Cookware, para quem quiser conhecer. A vantagem de fazer no ferro fundido, assim como o aluminio fundido da Nordic Ware, é que o calor é absorvido pela fonte e espalhado de maneira uniforme, evitando que os bordes se queimem enquanto o centro continua cru.
Essa receita é perfeita para servir gelada ou em temperatura ambiente.
Espero que tenham gostado e que provem fazer em casa! Beijos Beijos <3
0 comment
[…] tem duas opções OTIMAS que eu já ensinei aqui, que são: o Chantilly de Chocolate que está aqui ou o Chantilly de Baunilha que esta aqui!! Eu usei o de baunilha, mas vou confessar que o de […]
Oi Carol!
Queria saber se nessa receita combina usar uva verde e como poderia fazer um chantilly de morango.
Beijão
Oi Paty, da pra usar uva sim, fica bem gostoso!! E o chantilly eu faria um normal, e quando estiver montado adiciona morangos bem picadinhos!! Beijos!!
Oi Carol! Valeu pela dica 😉 Acabei fazendo sua receita tradicional mesmo, a única diferença é que por ser um bolo de aniversário, eu usei um pouco do chantilly como recheio. FICOU MUITO BOM!!! Todos ADORARAM a receita. A massa fica leve e o bolo não é nenhum pouco enjoativo e que chantilly…rs
Beijão
[…] ajuda a potencializar o sabor do cacau na massa! Na minha opinião fica uma delicia! Eu já fiz um bolo de chocolate aqui no blog, mas a massa não era de manteiga, e sim de óleo, também com […]
Ca, uma dúvida!
Não é preciso “molhar” o bolo depois de pronto? Quando fiz pela primeira vez fiquei pensado nisso, fiz exatamente como na receita e achei uma delícia, mas fiquei curiosa para saber se essa receita combina ou não ser umedecida e com o que você recomendaria.
Beijão
Oi Pati, combina sim! Eu não molho porque acho que fica bem molhadinho, mas às vezes pode ficar mais seco, se quiser molhar faz uma misturinha de água e açúcar em partes iguais e deixa ferver até o açúcar desfazer, 2 minutinhos!! Pode perfumar com especiarias essa calda, canela, cardamomo…
Ah… deixa a calda esfriar e pode guardar na geladeira por meses! Pra molhar vários bolos!!